sábado, dezembro 31, 2022

Saldo Fim de Mês da Coleção de Jogos & Fechamento Anual

 


Passei o ano praticamente sem comprar jogos e neste último mês do ano comprei um jogo que praticamente sacramenta os jogos que eu queria para o PS4 que é o Ghost of Tsushima.


Fechando o ano temos a retrospectiva de 2022.

Comparando com o ano passado, o aumento de jogos foi muito menor, sendo praticamente um ano que não dediquei aos jogos, nem comprando e nem jogando. Aumentei a coleção em apenas 7 jogos.


Se no ano passado eu tinha ficado dois meses sem comprar jogos, esse ano eu só comprei jogos em 5 meses!




O Cavalo e Seu Menino


E vamos caminhando para o final, lendo agora o 5º livro das Crônicas de Nárnia: O Cavalo e seu Menino. A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi o título, que lendo rápido não fez muito sentido pra mim, mas ao ler o livro fica evidente o acerto do título.

Diferente dos 4 primeiros livros que segue uma sequência, agora temos um livro que conta uma história que acontece entre o 1º e o 2º livro, ou seja, logo após os 4 irmãos Pevensie virarem Reis.

Os Rei Edmundo e as Rainhas Lúcias e Susana aparecem um pouco na trama, mas os protagonistas mesmo são os 4 personagens da capa: o menino Shasta e a menina Aravis e seus cavalos Brin e Huin.

A história se passa em uma terra distante de Nárnia, fazendo uma paralelo bastante claro aos Árabes.

É uma história de fuga que acaba em um guerra, onde todos os protagonistas precisam "renascer" para conseguirem concluir a sua missão. Temos intrigas, superação e entrega até a última gota de sangue para que o bem possa vencer no final.

quarta-feira, dezembro 28, 2022

A Cadeira de Prata


E vamos de mais um capítulo das Crônicas de Nárnia concluído.

O 4º livro, A Cadeira de Prata, faz uma nova renovação dos protagonistas com o retorno do Eustáquio e a estreia de sua amiga Jill.

O livro se passa alguns anos após os eventos do livro anterior com o Rei Caspian X bem velho a procura do seu filho Rilian que sumiu há vários anos. Várias missões foram enviadas para encontrá-lo e nenhuma conseguiu achar o menor vestígio.

Até que nossos protagonistas aparecem e partem em uma missão dada pelo próprio Aslam em sua terra.

Novamente o tema fé é outros temas religiosos e filosóficos podem ser retirados da trama. Um que mais me chamou a atenção foi as diretrizes que o Aslam passou, pedindo para a Jill repetir até decorar e seguir a risca os passos. Logo, por falta de coragem e de confiança entre ela e Eustáquio, eles já perdem a 1ª diretriz e tudo vai desmoronando com a missão sendo colocada sempre no fio da navalha para dar errado.

O motivo do título do livro só aparece nos seus momentos finais e é bem interessante aliando magia e novamente a fé dos personagens.

terça-feira, dezembro 27, 2022

A Carta de Pero Vaz de Caminha


Dias atrás fiquei curioso em ler o primeiro documento escrito sobre o nosso País, a famosa Carta do Descobrimento escrita por Pero Vaz de Caminha que estava na esquadra de Pedro Álvares Cabral lá em 1500 na ocasião da descoberta do nosso País.

Interessante é que a carta ficou muitos anos largada na Arquivo Nacional em Lisboa e só em 1773 que foi descoberta e levada a público.

A carta é bem complicada de ler pela maneira de escrita da época. Isso porque os tradutores recentes ainda tiveram que "traduzir" para o português moderno que é se alterou bastante desde a época.

Pero Vaz relata os primeiros dias de contato com os indígenas e como foram as trocas de favores entre eles. Como todos estavam deslumbrados com a riqueza natural dessa nova terra e que poderia ter metais para a coroa portuguesa.

O mais interessante é a famosa passagem onde Pero Vaz explica que a maior riqueza da terra são as pessoas e que propiciaria o Rei a continuar a sua missão de levar a Religião Católica para essas almas perdidas. Missão esta que os Jesuítas tiveram a honradez de realizarem.

sábado, dezembro 24, 2022

A Viagem do Peregrino da Alvorada


Finalizado o 3º livro das Crônicas de Nárnia.

Em A Viagem do Peregrino da Alvorada temos o retorno de dois irmãos (Lúcia e Edmundo) dos primeiros livros com a inclusão do primo deles, o Eustáquio.

Novamente, o livro é super agradável de ler e a aventura é muito gostosa de acompanhar, ainda mais para o público infanto-juvenil.

A história expande mais o reino, sendo totalmente focado na viagem de um navio (o Peregrino da Alvorada) na procura de súditos leias do Rei Caspian X do livro anterior.

Legal ver como Edmundo amadureceu e como o primo Eustáquio irá amadurecer ao longo da jornada.

A imaginação do autor é magnífica, não deixando em nenhum momento a história cair num marasmo. É aventura do início ao fim!

domingo, dezembro 18, 2022

Laços de Família

Eu tentei, juro que tentei, mas não consegui! Fui me aventurar a ler um livro de contos da famosa escritora Clarice Lispector (1920-1977), mas não consegui avançar muito. Li uns 3 contos e larguei o livro.

Essa coletânea de contos publicada em 1960 é muito famosa e até recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 1961 na categoria de contos.

Mesmo eu não tendo conseguido ir adiante eu consegui vislumbrar a genialidade da autora nos contos que li. O problema é mais comigo, pois ainda não estou aberto ao estilo de escrita da autora.

Talvez com um pouco mais de sensibilidade artística e com a minha alma querendo consumir algo do estilo eu consiga apreciar a obra.

sábado, dezembro 17, 2022

A Revolução dos Bichos

Há muitos anos atrás (provavelmente uns 15 anos atrás) eu participei de um amigo oculto do trabalho e ganhei o livro A Revolução dos Bichos, publicado em 1945 pelo famoso escritor George Orwell (1903-1950). Li na época e resolvi lê-lo novamente.

O livro é uma perfeita alegoria da Revolução Russa, onde os bichos se revoltam contra o fazendeiro o expulsando da fazenda com a tomada de poder da terra. Os porcos (por serem os mais inteligentes) acabam sendo os líderes da Revolução e os demais animais cada um tem o seu papel na comunidade para que ela possa prosperar.

É impressionante a forma que o autor narra os acontecimentos que aos poucos essa nova sociedade vai se transformando de um "sonho socialista" para a mais odiosa ditadura de poucos, deixando os animais em uma situação pior do que tinham quando o fazendeiro que mandava.

Esse livro tem uma citação que eu acho perfeita e que já usei algumas vezes na vida pra explicar situações que ocorrem diariamente em nossa sociedade:

Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que outros.

quinta-feira, dezembro 15, 2022

Tratado do Inferno


Santa Francisca Romana (1384-1440) foi uma italiana que, mesmo casada, entregou sua vida para ajudar os pobres e para contemplar e adorar a Deus.

Ela ficou conhecida por ter tido visões do que seria o Inferno e o Purgatório, sendo levada por um anjo para ver o que acontece nesses locais.

O livro traz o relato dessas visões, mostrando as penas que as pessoas irão receber no Inferno e como funciona a hierarquia das penas. As visões traz um detalhamento que cada pessoa irá receber de acordo com os pecados cometidos em vida.

Mesmo quem não acredita nessas visões é de se esperar que o Inferno seja o que a Santa descreveu ou até pior. Portanto, qualquer um quer ler esse Tratado vai lutar pra ficar o mais longe possível desse lugar.

quarta-feira, dezembro 14, 2022

Claro Escuro

 

Nunca tinha escutado falar de Gustavo Corção (1896-1978), jornalista e escritor muito elogiado pelos grandes escritores de sua época.

Por causa da Escola de Literatura desse semestre o professor nos colocou para ler a sua obra Claro Escuro publicada originalmente em 1958.

O livro é uma coletânea de artigos que tem ligação entre eles onde o tema principal é a defesa da Família Tradicional, principalmente ao defender a sua indissolubilidade, ou seja, que o divórcio é algo que não deveria existir.

O divórcio era uma solução que já estava sendo praticada em alguns Países e, na época, estava começando a ser discutida no Brasil a adoção dessa prática no ordenamento jurídico Brasileiro. Portanto, à época o casamento era realmente indissolúvel no Brasil, seguindo claramente o dogma Católico.

O autor, deixando de lado os argumentos religiosos, prova para nós que o divórcio é um mal que deve ser combatido. A ideia de que o divórcio é uma ferramenta que irá "livrar" as pessoas de um mau casamento, ele irá acabar aos poucos com a sociedade ao ver as famílias sendo destruídas que é o alicerce de qualquer sociedade.

O livro eu considero essencial para todos os casais que gostariam de contrair matrimônio, provavelmente sendo mais útil do que muito curso de noivo que devem ser dados em Paróquias não muito preparadas.

Ao final do livro o autor traz um pouco de argumentos religiosos para sacramentar de vez que o divórcio sempre foi um erro e que nunca deveria ter sido aceito por nós!

Se nós acreditamos na sociabilidade essencial da humana natureza, se acreditamos na necessidade da instituição familiar para a estruturação da sociedade, se acreditamos na radical generosidade do ser feito à imagem e semelhança de Deus, se, em suma, acreditamos no Bem e na Justiça, então, em nome desses postulados, e para proteger a sociedade, a casa, os cônjuges e os filhos, o casamento deve ser indissolúvel.

Uma pessoa pode achar ridícula a fé católica, mas se quer criticá-la deve conhecer os seus artigos. E se não quer ter esse trabalho, deve então falar de outra coisa, que assuntos não faltam.

domingo, dezembro 11, 2022

A Glória das Cruzadas

Desde que me reaproximei da Igreja Católica começou a surgir uma curiosidade de saber o que realmente foram as Cruzadas que a Igreja organizou séculos atrás.

Há um imaginário de que elas foram mais maléficas e que seria uma mancha na história da Igreja. E depois de ler o livro do escritor norte-americano Steve Weidenkopf pude perceber que novamente trata-se de mais uma mentira perpetuada para quem quer ver a Igreja desmoralizada e destruída.

O autor traz com muito embasamento de outras bibliografias e contextualização da época que é muito claro que as Cruzadas deveriam ser um orgulho para qualquer Católico. Logicamente que houve alguns problemas por parte de alguns líderes da época e pode ser que o autor tenha aumentado algumas virtudes de alguns personagens e acontecimento. Mesmo assim, não tira o mérito de que as Cruzadas foram essenciais para que o Ocidente não tivesse sido subjugado pela religião islâmica.

O autor detalhe bem todas cruzadas que ocorreram, contextualizando os motivos e tentando decifrar as decisões que os comandantes tomaram nas batalhas mais importantes.

Houve batalhas que por milagre foram vencidas pelos Católicos e outras que por puro soberba e mau planejamento foram perdidas por nós.

Entre acertos e erros é certo que o Ocidente que vivemos hoje é fruto da decisão e do empenho dessas pessoas que lutaram nessas batalhas!

segunda-feira, dezembro 05, 2022

Se Quiser Falar com Deus

Estava interessado em um livro que falasse sobre a importância da oração e porque devemos orar sempre a Deus.

Acabei encontrado esse livro publicado em 2018 com um título bem sugestivo escrito pelo atual Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani Tempesta (1950- ).

O livro traz em capítulos bem precisos das principais dúvidas em relação a oração. Se Deus nos ouve? Se Deus me ouve porque preciso pedir muitas vezes? Qual a eficácia e como alcançá-la? Se ela protege de todos os males. Qual a força da operação. Etc.

Há também exercícios práticos de como silenciar a mente e começar a prática da oração, além de trazer as principais modalidades de oração: de louvor, de agradecimento, de confiança, de intercessão, de súplica, entre outras.

domingo, dezembro 04, 2022

Memórias Póstumas de Brás Cubas


Finalmente terminei de ler o que pode ser considerado uma das maiores obras da Literatura Brasileira e até mundial!

Machado de Assis (1839-1908) conseguiu em seu 5º romance inaugurar um novo tema em suas obras que é o Realismo, sendo o precursor desse gênero literário no País.

Creio que todos sabem do que se trata o Memórias Póstumas de Brás Cubas que é um romance escrito por um defunto autor que resolve escrever uma auto-biografia depois de morto.

O livro realmente merece a fama que tem! Machado conseguiu narrar uma história simples de uma maneira que poucos conseguem, trazendo personagens totalmente verossímeis com ações e atitudes muito humanas que só um morto para conseguir se expor dessa maneira aos leitores.

É um livro que merece ser relido outras vezes para captar tudo que Machado nos trouxe. Vale a pena ler uma edição com notas (igual a que eu li), pois há alguns trechos que apenas quem possui uma alta cultura literária irá entender e uma edição com notas supre essa deficiência.

sábado, novembro 26, 2022

Fim da Catequese


Hoje foi o último dia da minha Catequese que iniciei lá no início de março!

Gostei demais das aulas e do Diácono Renato da Paróquia São Charbel que nos brindou com os ensinamentos da Igreja Católica.

Nesses 8 meses pude ter uma breve ideia do quão bela e profunda é a fé Católica e como é difícil (podemos dizer que é impossível) refutar como ela sendo a verdadeira Igreja deixada por Cristo para nós.

Hoje na última aula estudamos o Sacramento da Matrimônio lendo a Epístola de São Paulo aos Efésios, Capítulo 5, Versículos 25-33, além do capítulo do Catecismo que trata do assunto.

Interessante é que me interessei em fazer a Catequese para, quem sabe um dia, poder receber esse Sacramento.

Sinto que minha caminhada apenas começou. Preciso ainda reparar muitos pecados, fortalecer a minha fé e praticar na vida os ensinamentos dos Evangelhos.

Mas com a Graça de Deus e com o auxílio de Nossa Senhora, conseguirei ser firme nesse propósito.

Príncipe Caspian


Finalizei o 2º livro das Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian.

A história se passa séculos depois do 1º livro em se tratando do mundo de Nárnia, porém no mundo terreno se passou apenas um ano.

O livro narra os quatro irmãos voltando para Nárnia a fim de ajudar um rei a subir ao trono que é seu por direito.

A maneira que Aslam aparece na história é bem diferente do 1º livro, remetendo novamente a ensinamentos cristãos. Dessa vez apenas quem tem acredita nele (fé?) é que consegue vê-lo e ser agraciado por estar em sua presença. Aos poucos ele vai aparecendo para os demais assim que eles vão deixando de ser céticos.

O jeito que a história é contada é bem interessante também, utilizando a técnica de um narrador que irá contar fatos passados até a história narrada se encontrar com o presente.

quarta-feira, novembro 23, 2022

Cartas de um Diabo a seu Aprendiz


Mais uma leitura finalizada do escritor inglês C. S. Lewis, só que agora foi um dos seus livros de apologia cristã.

Cartas de um Diabo a seu Aprendiz foi publicado em 1942 e, como o próprio nome do livro diz, são cartas de um demônio mais experiente ao seu sobrinho ensinando-o como seduzir a alma de uma pessoa para trazê-la ao inferno.

São 31 cartas onde o demônio sênior explica quais os subterfúgios que ele deve usar para manter a sua alma longe de Inimigo (é assim que Deus é chamado).

É impressionante que as táticas que são passadas são simples atitudes que cometemos diariamente e que nos deixa cada vez mais longe de Deus.

O caminho para o Inferno não seria rápido e dolorido, mas sim lento, calmo e quase imperceptível para que nossa alma não perceba que estamos indo direto à danação.

O livro é um aviso para aqueles que acham que só por não fazer "grandes maldades" ao olhos do mundo estariam com as almas salvas. Ledo engano! Esses são os que estão em pleno caminho para o Inferno...

terça-feira, novembro 22, 2022

The Walking Dead


Diz o ditado: tudo que é bom um dia acaba. E domingo passado (20/11) foi ao ar o último episódio de uma das sérias mais icônicas da TV: The Walking Dead.

Assisti hoje o último episódio marejando os olhos em suas cenas finais e lembrando de momentos célebres desses personagens que sentiremos saudades!

A série teve início em 2010, ano de término de outra série que entrou para a história que foi Lost (escrevi aqui no blog sobre ela também).

Não lembro se comecei a acompanhar desde a 1ª temporada ou se foi apenas a partir da 2ª temporada. Mas o que eu lembro é que eu assisti mais ou menos até a 5ª-6ª temporada e fiquei um tempo sem acompanhar.

Até que uma temporada nova e decidi assistir tudo novamente do início para acompanhar essa nova temporada e aproveite e comecei a assistir também a série derivada Fear the Walking Dead.

Para quem me questionava o motivo de ver uma série de "gente morta que caminha" sempre expliquei que a série é muito mais do que isso. Os zumbis são apenas o pano de fundo de dramas humanos que foram mostrados caso a sociedade ruísse de vez. Como nos comportaríamos se voltássemos à estaca zero da sociedade. Os bons seriam elevados a santos e os maus a demônios! Não haveria meio termo.

Ainda bem que teremos algumas séries derivadas que serão lançadas nos próximos anos e ainda temos Fear the Walking Dead. Mesmo assim é triste saber que depois de 11 temporadas e 177 episódios não teremos mais esses personagens reunidos para viver grandes histórias de sobrevivência em um mundo caído!

segunda-feira, novembro 21, 2022

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa


Finalmente li um livro do famoso escritor inglês, além de amigo do magnífico Tolkien: C. S. Lewis (1898-1963).

Não poderia deixar de iniciar pela sua obra mais famosa que são As Crônicas de Nárnia em seu primeiro livro de 1950: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Diferente do seu amigo Tolkien que escreveu para um público mais velho, o livro tem uma temática mais infanto-juvenil. Entretanto, a história é muito bem contada agradando bastante esse público.

Uma história simples de aventura com seres mágicos, mas que traz vários ensinamentos e simbolismos em suas camadas.

O livro é famoso também por ser claramente inspirado na fé cristã. Para um adulto é claramente perceptível em quem Aslam foi inspirado.

Um livro que vale muito a pena ser apresentado para crianças e jovens em geral, pois além de acompanhar um aventura legal, poderá servir de porta de entrada para os ensinamentos cristãos.

sábado, novembro 19, 2022

A Insustentável Leveza do Ser


Depois de ter lido alguns romances de séculos passados, dessa vez finalizei um que foi publicado poucos anos atrás em 1984.

A Insustentável Leveza do Ser é o maior clássico do escritor tcheco Milan Kundera (1929 -) e ele realmente merece todos os elogios possíveis!

É até difícil descrever o prazer que foi ler esse romance e as camadas que ele possui, tanto que para conseguir extrair dele tudo que o autor quis passar é necessário mais de uma leitura.

A história é simples com personagens fictícios vivendo em um período real. A história se passa na Tchecoslováquia no final de um período que ficou conhecido como a Primavera de Praga que terminou com a invasão Soviética em agosto de 1968.

A história gira ao redor de um casal de que se conheceu totalmente ao acaso e eles começam um relacionamento e acabando se casando. Só que a vida pregressa deles tinham muitas complicações (como é natural da grande parte da humanidade) que acabam por trazer muita dificuldade na relação conjugal. O livro conta o passado dos principais personagens para entendermos as motivações das ações presentes.

O livro tem uma peculiaridade que é o autor conversar com o leitor em alguns momentos. O autor faz algumas reflexões filosóficas de momentos da história e é impressionante como ele conseguiu captar a essência da alma humana e explicar em poucas palavras como ela funciona e reage aos problemas da vida.

A leitura é super agradável e mesmo a história sendo simples ela é super envolvente com um final muito bonito e redentor para todos os personagens (sendo apenas 5 praticamente, sendo um deles um cachorro).

Um livro para ser relido várias vezes e que mesmo que tenha sido publicado há apenas 38 anos pode ser considerado um clássico absoluto e uma grande obra de arte!

quarta-feira, novembro 09, 2022

Viagem para a Itália


Depois de 13 anos, quando pisei pela 1ª vez no continente europeu em Portugal, voltei novamente ao Velho Continente agora na Itália. E novamente tive a grande felicidade de ter essa oportunidade realizada pela empresa que trabalho que é o Sicoob! Viajamos em um grupo de 83 pessoas que foram as representantes das cooperativas vitoriosas da Campanha Nacional de Vendas de 2021.

Para mim o País não poderia ter sido melhor escolhido do que a Itália, pela minha recente conversão ao Catolicismo. Visitar o berço da civilização cristã ocidental é uma obrigação para um Cristão!

A viagem foi rápida mas muito intensa e passamos por 3 cidades: Florença, Roma e o Vaticano.

Saímos no dia 03/11 de Guarulhos com destino a Florença.

Chegamos no dia 04/11 em Florença no final da manhã e almoçamos no hotel mesmo. O período da tarde foi de programação livre e aproveitei para ir na loja da Apple e comprar uns produtos para a minha esposa. Foi bom que já conheci um pouquinho a cidade e já resolvi as compras para não me preocupar mais durante a viagem. À noite jantamos em um excelente restaurante no centro da cidade.

No dia 05/11 foi dia de conhecer Florença! Andamos bastante com o guia turístico nos mostrando vários pontos históricos da cidade e como a cidade foi o berço do Renascimento. À tarde tivemos tempo livre e aproveitei para caminhar mais ainda pela cidade. À noite jantamos em uma pizzaria tradicional.

No dia 06/11 pegamos um trem com destino à Roma. Chegamos na hora do almoço onde comemos numa taverna de uma família romana bem tradicional. À tarde fomos caminhar pela cidade com a guia nos mostrando essa fantástica cidade que respira história em cada canto que passamos. À noite tivemos o jantar livre e comi em um pub perto do hotel mesmo.

O dia 07/11 posso considerar que foi o auge da viagem. Pela manhã visitamos o Vaticano, passando pelo seu grande museu, pela Capela Sistina e finalizando na Praça São Pedro e a sua Basílica. Entrar nessa Basílica é algo indescritível que as fotos não são capazes de capturar. Só estando lá para sentir a grandiosidade da fé católica! No período da tarde fomos a um dos principais destinos turísticos da Itália que é o Coliseu. À noite jantamos em um restaurante bem tradicional também!

O dia 08/11 foi o dia do retorno. Tivemos a manhã livre (aproveitei para realizar as últimas compras) e logo após o almoço que fizemos no hotel, fomos para o aeroporto pegar o nosso voo de volta para o Brasil.

Cheguei em Brasília hoje à tarde e só tenho a agradecer a oportunidade e o privilégio que tive ao conhecer cidades tão lindas e importantes para a nossa civilização!

sexta-feira, novembro 04, 2022

Último dia da Ninhada de Cachorros que Salvamos

Depois de pouco mais de um mês, concluímos nossa missão de salvar uma ninhada de cachorro que seriam jogados na rua a sua própria sorte.

Em 24 de setembro minha esposa trouxe 6 filhotinhos de cachorro pra casa para cuidarmos e prepará-los para a adoção. Infelizmente um filhote morreu na primeira noite e outro filhote morreu uns 4 dias depois.

Ficamos com quatro para cuidar e assim foram se passando os dias com eles se fortalecendo e ficando cada dia mais saudáveis.

Quase perdemos mais uma (a Nina), pois ela estava com muito líquido na cavidade abdominal. O veterinário retirou o que dava, porém ela deveria lutar por conta própria o que ela fez e conseguiu melhorar!

No dia 15 de outubro quando percebemos que eles poderiam ser adotados, fizemos um anúncio e espalhamos em grupos de adoção.

Logo no 16 já tivemos uma primeira família que levou o Pipoca! Vizinho do meu colega de trabalho Gustavo.


E logo no dia seguinte foi a vez da Nina ser adotada por um funcionário do condomínio onde moro.

Achávamos que a qualquer momento a Mel e o Thor seriam adotados também, porém os dias foram passando e mais ninguém aparecia para adotar. A cada dia que passava acostumávamos com eles e já estávamos tratando-os como da família, deixando entrar e passar o dia dentro de casa. Cheguei a contratar um adestrador, pois já tínhamos aceitado que ficaríamos com os dois.

Entretanto, minha mãe mostrou os dois para uma colega e imediatamente ela quis os dois! Eu e minha esposa chegamos a cogitar a não entregar, mas como eles fariam a felicidade de duas novas famílias que são vizinhas e que possuem crianças, nós aceitamos e decidimos entregá-los hoje para seus novos tutores.


Bateu uma tristeza no coração, entretanto só de lembrar que salvamos 4 criaturinhas de Deus e que conseguimos encontrar novos lares para eles, o coração enche de alegria ao saber que concluímos nossa missão com eles!

Que eles tragam muitas felicidades para as suas novas famílias!!!

quinta-feira, novembro 03, 2022

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus


O livro que finalizei hoje está intrinsecamente ligado a história de uma santa francesa. Santa Margarida Maria Alacoque (1647-1690) foi uma monja visitandina que foi abençoada por receber uma manifestação do próprio Jesus Cristo que apareceu para ela em 1675.

Nessa aparição, Nosso Senhor apresenta o seu divino Coração que estava sendo negligenciado pelos homens, mesmo com o pleno amor que ele nos dedicou em sua Paixão. Com essa aparição iniciou-se a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

O livro foi escrito pelo Padre Jesuíta Jean Croiset (1656-1738) que atuou durante alguns anos como diretor espiritual da Santa Margarida.

O livro tem um teor mais teológico e prático onde o padre trata dos motivos que devemos ter essa devoção, os meios para adquirir a devoção e como se deve praticar, trazendo orações e meditações para todos os meses do ano.

Algumas passagens desse maravilhoso livro:

Todos os homens estavam mortos, diz o Apóstolo, pelo pecado de Adão, e Jesus Cristo morreu universalmente por todos os homens. Ninguém pode se defender do contágio de tão imenso mal, e todos puderam sentir o efeito de tão poderoso remédio. Esse amável Salvador entregou todo o seu Sangue pelos infiéis que não O conhecem, pelos hereges que n'Ele não creem e pelos fiéis que n'Ele creem e, ainda assim, recusam-se a amá-lo.

 

A partir do momento em que vivemos na tibieza, em tudo nos voltamos para nós mesmos, entramos em uma busca contínua pelo que pode nos dar prazer; é uma sutileza que algumas vezes se refina em algumas pessoas, é um amor-próprio que, por não estar enfraquecido pelos objetos exteriores, torna-se, pelo contrário, mais forte, fecha-se em si mesmo e dedica-se por inteiro a imaginar uma vida calma e cômoda.

 

Nunca é demais trabalhar bem cedo, e durante muito tempo, para acumular o bem que deixaremos para os outros, ou para construirmos uma vã reputação no mundo; e para o Céu, para possuir a felicidade eterna, afirmamos sempre ter tempo o bastante.

quarta-feira, outubro 26, 2022

Silmarillion


Em 1973 morria o maior escritor do séc. XX (dentre dos maiores que já pisaram nesse planeta): J. R. R. Tolkien.

Tolkien foi o responsável por criar o mundo do Senhor dos Anéis que é a obra máxima de fantasia medieval que inspirou toda a cultura pop atual.

Entretanto, Tolkien estava mais preocupado em criar toda uma mitologia para o seu mundo e não apenas escrever uma aventura pelo qual ele ficou mundialmente conhecido que é a sua trilogia da Guerra do Anel.

Ele passou toda a sua vida dedicando em construir todo a história desse mundo, sua origem, seus mitos, sues grandes heróis e até as línguas faladas pelos povos.

O seu filho Christopher Tolkien que faleceu em 2020 aos 95 anos foi o grande responsável por cuidar da obra do pai e como primeira publicação póstuma ele editou o Silmarillion em 1977.

Provavelmente esse é o livro que eu mais li na vida e hoje eu termino ele novamente. Deve ser a 4ª ou 5ª vez que finalizo a leitura.

O livro é mais do que excelente! Ele beira à perfeição de tantas belas história que o Tolkien nos deixou e se ele tivesse tido mais tempo, o que ele poderia ter feito para finalizar essas histórias.

O livro começa com a Música dos Ainur. O grande Deus Eru Ilúvatar com os seus "anjos" Ainur criam o mundo compondo uma grande canção. Esse capítulo é de uma beleza tal que qualquer autor já se daria por satisfeito de ter escrito apenas essa história.

Depois temos outros capítulos que descrevem os Senhores do Oeste que moldaram o mundo, a história do surgimento do elfos na Primeira Era e a queda de Fëanor e sua família por causa das Sirmarils, a queda de Numenor na Segunda Era e um breve relato dos anéis do poder na Terceira Era

terça-feira, outubro 18, 2022

O que há de Errado com o Mundo


Mais um livro do grande escritor inglês G. K. Chesterton (1874-1936) finalizado!

Dessa vez li um livro de ensaios, pois o primeiro livro que li dele foi um de contos do Padre Brown.

O que há de Errado com o Mundo foi publicado em 1910 e nele o autor faz duras críticas a conduta do homem de sua época, ao crescente movimento do feminismo que estava ocorrendo, a educação infantil, além de outros temas menores.

A leitura não é fácil, pois ele cita muitos nomes e personagens de sua época (as notas de rodapé ajudam bastante a entender essas citações), além de ser um livro ditado, ou seja, ele ia ditando enquanto sua secretária ia escrevendo. Portanto, o livro tem raciocínios bem longos que demoram a se fechar.

Mesmo assim, o livro vale muito a pena e o Chesterton é de uma lucidez tamanha que muita das mazelas que nós vivemos hoje, estavam iniciando na Inglaterra no início do séc. XX e ele já avisava que ia dar merda!

Vejam a maneira que ele trava que deve-se buscar nos estudos e não na praticidade a resolução dos problemas atuais da sociedade.

Em nossa época, despontou uma fantasia singularíssima: a de que, quando as coisas vão muito mal, precisamos de um homem prático. Seria muito mais verdadeiro dizer que, quando as coisas vão muito mal, precisamos de um teórico.

Um homem prático é alguém acostumado à mera prática cotidiana, à maneira como as coisas funcionam normalmente. Quando as coisas não estão funcionando, é preciso do pensador, do homem com uma doutrina que explica por que elas não estão funcionando. Enquanto Roma arde em chamas, é errado tocar violino; mas é correto estudar teoria hidráulica.

A síntese de ele faz ao explicar os motivos que queremos esconder o passado e negligenciar os conhecimentos constuídos por nossos antepassados.

Houve tantas fés flamejantes, que não as podemos suportar; houve heroísmos tão severos, que não somos capazes de imitá-los; empregaram-se esforços tão grandes na construção de edifícios monumentais ou na busca da glória militar, que hoje nos parecem a um tempo sublimes e patéticos. O futuro é um refúgio onde nos escondemos da competição feroz de nossos antepassados. São as gerações passadas, não as futuras, que vêm bater à nossa porta.

A maneira que ele trata do papel da mulher na sociedade e na família é um tapa na cara de qualquer cidadão do atual séc. XXI. Olha a profundidade da reflexão que ele faz ao comparar a grandeza do trabalho da mãe de educar o seu filho comparado com o mero trabalho assalariado que as mulheres buscaram e buscam até hoje.

Como é que ensinar a regra de três para as crianças dos outros pode ser uma grande e ampla profissão e ensinar suas próprias crianças a respeito do universo, uma profissão restrita? Como é que ser o mesmo para todos pode ser grandioso, e ser tudo para alguém, algo limitado? Não pode ser. A função de uma mulher é trabalhosa, mas porque tem uma amplitude colossal e não porque tenha um alcance diminuto.

E para finalizar um simples pensamento do que é o casamento:

Conheci muitos casamentos felizes, mas nunca um compatível. O objetivo do casamento é lutar e sobreviver ao instante em que a incompatibilidade mostra-se incontestável. Pois um homem e uma mulher, como tais, são incompatíveis.

sexta-feira, outubro 07, 2022

Santo Inácio de Loyola


Desde que comecei a ler biografias dos santos eu me impressiono com esses seres humanos que passaram por essa vida terrena.

São Bernardo, São Josemaria Escrivá, São José de Anchieta e São Maximiliano Kolbe foram os santos que já li e hoje finalizo um que deve ser considerado um dos maiores que já pisaram aqui: Santo Inácio de Loyola (1491-1556).

A história desse santo é tão incrível que se passaria facilmente por uma ficção se a pessoa não fosse avisada que estaria lendo a biografia de uma pessoa de verdade que esteve aqui a 500 anos atrás (pouco tempo se pensarmos na história da humanidade).

Esse espanhol nasceu em uma família rica e foi criado para ser um cavaleiro. Entretanto, após uma batalha em que ficou ferido, ele teve apenas a companhia de dois livros católicos para poder passar o tempo enquanto a sua perna se curava.

A conversão dele é algo que só pode ser considerado um milagre de Deus, pois apenas a intervenção do Espírito Santo é que poderia fazer uma pessoa mudar radicalmente de vida e enfrentar tantos obstáculos que Santo Inácio enfrentou.

Mesmo que o autor da biografia tenha floreado algumas partes e possa ter "aumentado" alguns episódios que o Santo passou, se metade do que foi escrito é verossímil, já seria um espanto ter tido um ser humano que fez tanto pela humanidade como Santo Inácio de Loyola!

sábado, setembro 24, 2022

Salvando uma Ninhada de Filhotes


Era uma simples manhã de sábado onde eu e minha esposa estávamos indo ao Paranoá fazer algumas compras básicas.

Voltando para o carro ela me fala que tem uma surpresa para mim e que deveríamos esperar o nosso marceneiro que estava trazendo uma coisa. Eu imaginava que estava pronto o móvel para a sala que encomendamos. Qual foi a minha surpresa ao ver uma caixa com 6 filhotes de cachorro dentro!!!

O pai do marceneiro ia jogar os cachorros na rua e para isso não ocorrer, pegamos eles para cuidar e prepará-los para a adoção.

Eles nasceram em 08 de agosto, portanto estão com apenas 47 dias e ainda ainda não foram vacinados e nem vermifugados, o que iremos resolver nos próximos dias. Eles ainda estão com as barrigas bem inchadas, provavelmente por causa de vermes.

Dos seis que vieram, infelizmente um morreu hoje com muito verme saindo do ânus dele.

Eles são um cruzamento entre a mãe vira-lata e o pai Jack Russell Terrier. Agora é cuidar e torcer para que eles recuperem a saúde para que possam ir para novas famílias.



terça-feira, setembro 20, 2022

Como se Tornar Um Líder Servidor


James Hunter ficou famoso no Brasil em meados de 2004 com a publicação do aclamado livro O Monge e o Executivo, livro de liderança que ensinava como ser um líder servidor.

Depois do estrondoso sucesso do seu 1º livro, foi publicado o seu 2º livro no País com o título de Como se Tornar um Líder Servidor, com o intuito de ser mais direto ao ponto e tratar os temas do 1º livro de forma mais prática.

O 1º livro foi escrito na forma de um conto e nesse ele usou a escrita mais tradicional dos livros de liderança, dando exemplos dos conceitos trabalhados e como usar no dia-a-dia.

Li esse livro anos atrás e resolvi lê-lo novamente para refrescar alguns conceitos interessantes de liderança servidora.

quinta-feira, setembro 08, 2022

Como Ler Livros


O livro do famoso filósofo norte-americano Mortimer Adler (1902-2001), Como Ler Livros, é um guia para quem pretende se aprimorar na arte da leitura visando assimilar todo o conhecimento que o autor quis passar em sua obra.

O livro sistematiza os tipos de leituras que devemos fazer, desde a mais superficial até a mais profunda quando trabalhamos um assunto utilizando diversas fontes.

Além disso, o livro traz dicas específicas para cada tipo de livro: técnicos, romances, poesias, épicos, históricos, entre outros.

O autor é bastante didático mostrando o embasamento teórico por trás dos ensinamentos, trazendo exemplos de como aplicar as técnicas e também trazendo testes práticos para testarmos nossa aptidão.

terça-feira, agosto 30, 2022

Novo Óculos


A última vez que comprei óculos não fiquei muito satisfeito com o atendimento da loja, nem com o modelo que escolhi e até a durabilidade não foi das melhores.

Eu tinha comprado o último em maio/2019 por R$ 1.800,00 e apenas 3 anos depois estou tendo que comprar um novo!

Voltei a comprar um modelo fechado, igual aos que usei na adolescência e pela primeira vez fiz tratamento de filtro nas lentes para quem fica muito exposto a tela de computador.


Novamente o trem não foi barato, tendo custado R$ 2.200,00!

domingo, agosto 21, 2022

Orgulho e Preconceito


Escrito pela inglesa Jane Austen (1775-1817), o romance Orgulho e Preconceito é um clássico da literatura inglesa publicado pela 1ª vez em 1813.

O livro é fascinante e é de se entender como ele fez sucesso desde a época de sua publicação até os dias de hoje, sendo adaptado para filmes, peças e televisão.

A história é super simples, contando a história de 5 irmãs e potenciais pretendentes de casamento para elas. O livro demonstra bem como a família se preocupava em casar as filhas mulheres e que a preocupação da mãe era praticamente só essa.

Para quem leu na época do lançamento, teve a sensação de ler uma história que poderia estar acontecendo ao seu lado e não duvido de muitas pessoas terem a convicção de conhecer os personagens de tão real que a história foi para sua época.

Até hoje o romance continua atual pela mensagem que quer passar e pelas lições que aprendemos a ver os erros e acertos cometidos pela Elizabeth e pelo Sr. Darcy.

sexta-feira, agosto 12, 2022

História dos Papas


O livro História dos Papas escrito pelo norte americano Charles A. Coulombe resume a origem e os principais trabalhos que cada papa fez em seu pontificado. 

O autor contextualiza bem o momento histórico que a Europa e a região da Ásia e do Oriente Médio que foi muito influenciada pelo cristianismo.

Fica claro como que o Papado teve um papel fundamental na criação de muitos países Europeus e como ele era uma figura central nas grandes transformações que a Europa teve.

Houve Papas que prejudicaram o andamento da civilização e outros que foram de extrema importância para que a humanidade não se perdesse mais. A relação com os reis, no auge do sistema feudal é narrado em detalhes.

O livro narra até o Papa Bento XVI com muitos detalhes desse último papa.

terça-feira, agosto 02, 2022

Podres de Mimados: As Consequências do Sentimentalismo Tóxico


Este ensaio escrito pelo médico inglês Theodore Dalrymple (1949-) é uma obra que analisa no detalhe a decadência da sociedade inglesa ao abraçar cada vez mais a cultura do sentimentalismo sendo publicado em 2010, ou seja, bem atual!

O autor por ser médico psiquiatra e observador da sociedade europeia (principalmente da Inglaterra), ele pode explicar e comprovar como cada vez mais a sociedade está sentimental e isso está levando a uma decadência de valores substituindo a razão pela emoção.

Ela aborda como a sociedade cobra que todos nós mostremos nossas emoções em público e se mais dramática ela for, melhor ainda! Quem não demonstra suas emoções sereia considerado quase um pária da sociedade, um monstro sem sentimentos.

Outro ponto abordado é a cultura do vitimismo, onde precisamos sempre ter auto-piedade e que a sociedade deve ter pena de nós.

Dentre várias reflexões que o autor traz, uma me chamou bastante atenção:

E assim como as pessoas que fingem estar doentes começam a ficar doentes se continuarem com o fingimento por muito tempo, porque viver como inválido não é saudável para quem é saudável, e, em todo caso, as pessoas não gostam de considerar-se fraudes, aqueles que em voz alta declaram sofrer muito por razões triviais acabam sofrendo mesmo. A imaginação alinha a realidade.

segunda-feira, agosto 01, 2022

The Last of Us Part II


Em 2013 joguei o que foi considerado uma das maiores obras-primas já lançadas para os videogames que foi The Last of Us.

Sete anos depois, no finalzinho da geração do PS4, foi lançada a sua continuação The Last of US Part II.

Comprei o jogo em maio/21, porém só agora que fui jogá-lo. Para aproveitar mais ainda o jogo, terminei novamente o 1º jogo da franquia e parti para esse.

É redundante escrever que o jogo é uma enorme evolução do 1º em todos os aspectos. Ele melhorou em tudo: lutas, stealth, história, narrativa e principalmente o tamanho! O 1º jogo se não me engano eu levei em torno de 16 horas para finalizar e nesse eu levei 28 horas e ainda deixei algumas partes para trás, ou seja, dava para ter chegado tranquilamente nas 30-31 horas de conteúdo!

Esse não teve o impacto que o 1º teve para mim, pois em 2013 não tinha nada parecido com esse jogo. Agora em 2022 (ou 2020 quando ele foi lançado), já não é mais novidade, mas é prazeroso experimentar o tanto que o jogo evoluiu e o que podemos esperar da Naughty Dog em termos de entrega!



domingo, julho 31, 2022

Paróquia São Pedro de Alcântara


Hoje foi dia de participar da missa em uma nova paróquia.

A Paróquia São Pedro de Alcântara que fica no Lago Sul aqui em Brasília tem como seu padroeiro o santo espanhol que viveu no início do século XVI e se tornou padroeiro do Brasil em 1826.

Já estive em uma oportunidade nessa paróquia na celebração do casamento de um amigo do meu irmão, porém essa foi a 1ª vez que fui para assistir uma missa.

É uma igreja que comporta bastante fiéis com um pequeno vitral atrás do altar, embelezando um pouco que seja o interior.

Saldo Fim de Mês da Coleção de Jogos

 


Mais um mês que entram pelo menos dois jogos na coleção.

O Mario Strikers comprei para os filhos do meus colegas jogarem quando fazemos churrasco aqui em casa e o Metro Exodus estava numa promoção tão boa na loja do Xbox que resolvi pegar.


domingo, julho 24, 2022

Picross S3


Mais um jogo da série Picross finalizado e esse em um intervalo de tempo menor (o 2º jogo da franquia eu terminei em janeiro desse ano).

Esse vem com um estilo novo de jogo chamado Color Picross, que além de da mecânica tradicional, precisamos também nos atentar em colocar a sequência correta de cores. O cérebro demora um pouquinho a acostumar com essa nova mecânica, mas depois que acostuma, fica bem fluída a jogatina.

Foram novamente 57 horas dedicadas a resolver 480 puzzles. No 2º eu levei as mesmas 57 horas, porém em 420 puzzles. Realmente estou bem craque nesse tipo de quebra-cabeça!

sábado, julho 23, 2022

Days Gone


Finalmente consegui finalizar um jogo que desde que comecei a jogá-lo eu gostei bastante, mesmo a crítica não gostando tanto assim.

Comecei a jogá-lo em 2020 e de imediato a temática, o mundo e a jogabilidade me encantaram. O jogo possui um nível de dificuldade na medida que eu gosto e a maneira de lutar com os monstros e de como se movimentar no mapa com a motocicleta é muito prazeroso!

Infelizmente eu empaquei na luta da 1ª horda que o jogo me apresenta. A dificuldade foi tanta, que eu desisti do jogo por 2 anos e agora em 2022 eu resolvi voltar e dar uma nova chance.

Com um pouco de treino e coragem, conseguir enfrentar e vencer a minha 1ª horda e daí foi um pulo para eliminar outras hordas e finalizar o jogo.

Há ainda um pós-jogo, assim que finalizamos a história, que seria matar as hordas e acampamentos que deixei para trás.

Eu gostei demais desse jogo e facilmente o coloco entre um dos melhores jogos lançados para PS4! Gostaria muito de uma continuação, que dificilmente acontecerá, pois o jogo não foi assim tão bem de vendas e de crítica.