Desde que comecei a ler biografias dos santos eu me impressiono com esses seres humanos que passaram por essa vida terrena.
São Bernardo, São Josemaria Escrivá, São José de Anchieta e São Maximiliano Kolbe foram os santos que já li e hoje finalizo um que deve ser considerado um dos maiores que já pisaram aqui: Santo Inácio de Loyola (1491-1556).
A história desse santo é tão incrível que se passaria facilmente por uma ficção se a pessoa não fosse avisada que estaria lendo a biografia de uma pessoa de verdade que esteve aqui a 500 anos atrás (pouco tempo se pensarmos na história da humanidade).
Esse espanhol nasceu em uma família rica e foi criado para ser um cavaleiro. Entretanto, após uma batalha em que ficou ferido, ele teve apenas a companhia de dois livros católicos para poder passar o tempo enquanto a sua perna se curava.
A conversão dele é algo que só pode ser considerado um milagre de Deus, pois apenas a intervenção do Espírito Santo é que poderia fazer uma pessoa mudar radicalmente de vida e enfrentar tantos obstáculos que Santo Inácio enfrentou.
Mesmo que o autor da biografia tenha floreado algumas partes e possa ter "aumentado" alguns episódios que o Santo passou, se metade do que foi escrito é verossímil, já seria um espanto ter tido um ser humano que fez tanto pela humanidade como Santo Inácio de Loyola!
Nenhum comentário:
Postar um comentário