terça-feira, agosto 02, 2022

Podres de Mimados: As Consequências do Sentimentalismo Tóxico


Este ensaio escrito pelo médico inglês Theodore Dalrymple (1949-) é uma obra que analisa no detalhe a decadência da sociedade inglesa ao abraçar cada vez mais a cultura do sentimentalismo sendo publicado em 2010, ou seja, bem atual!

O autor por ser médico psiquiatra e observador da sociedade europeia (principalmente da Inglaterra), ele pode explicar e comprovar como cada vez mais a sociedade está sentimental e isso está levando a uma decadência de valores substituindo a razão pela emoção.

Ela aborda como a sociedade cobra que todos nós mostremos nossas emoções em público e se mais dramática ela for, melhor ainda! Quem não demonstra suas emoções sereia considerado quase um pária da sociedade, um monstro sem sentimentos.

Outro ponto abordado é a cultura do vitimismo, onde precisamos sempre ter auto-piedade e que a sociedade deve ter pena de nós.

Dentre várias reflexões que o autor traz, uma me chamou bastante atenção:

E assim como as pessoas que fingem estar doentes começam a ficar doentes se continuarem com o fingimento por muito tempo, porque viver como inválido não é saudável para quem é saudável, e, em todo caso, as pessoas não gostam de considerar-se fraudes, aqueles que em voz alta declaram sofrer muito por razões triviais acabam sofrendo mesmo. A imaginação alinha a realidade.

Nenhum comentário: