Dias atrás fiquei curioso em ler o primeiro documento escrito sobre o nosso País, a famosa Carta do Descobrimento escrita por Pero Vaz de Caminha que estava na esquadra de Pedro Álvares Cabral lá em 1500 na ocasião da descoberta do nosso País.
Interessante é que a carta ficou muitos anos largada na Arquivo Nacional em Lisboa e só em 1773 que foi descoberta e levada a público.
A carta é bem complicada de ler pela maneira de escrita da época. Isso porque os tradutores recentes ainda tiveram que "traduzir" para o português moderno que é se alterou bastante desde a época.
Pero Vaz relata os primeiros dias de contato com os indígenas e como foram as trocas de favores entre eles. Como todos estavam deslumbrados com a riqueza natural dessa nova terra e que poderia ter metais para a coroa portuguesa.
O mais interessante é a famosa passagem onde Pero Vaz explica que a maior riqueza da terra são as pessoas e que propiciaria o Rei a continuar a sua missão de levar a Religião Católica para essas almas perdidas. Missão esta que os Jesuítas tiveram a honradez de realizarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário