Desde que me reaproximei da Igreja Católica começou a surgir uma curiosidade de saber o que realmente foram as Cruzadas que a Igreja organizou séculos atrás.
Há um imaginário de que elas foram mais maléficas e que seria uma mancha na história da Igreja. E depois de ler o livro do escritor norte-americano Steve Weidenkopf pude perceber que novamente trata-se de mais uma mentira perpetuada para quem quer ver a Igreja desmoralizada e destruída.
O autor traz com muito embasamento de outras bibliografias e contextualização da época que é muito claro que as Cruzadas deveriam ser um orgulho para qualquer Católico. Logicamente que houve alguns problemas por parte de alguns líderes da época e pode ser que o autor tenha aumentado algumas virtudes de alguns personagens e acontecimento. Mesmo assim, não tira o mérito de que as Cruzadas foram essenciais para que o Ocidente não tivesse sido subjugado pela religião islâmica.
O autor detalhe bem todas cruzadas que ocorreram, contextualizando os motivos e tentando decifrar as decisões que os comandantes tomaram nas batalhas mais importantes.
Houve batalhas que por milagre foram vencidas pelos Católicos e outras que por puro soberba e mau planejamento foram perdidas por nós.
Entre acertos e erros é certo que o Ocidente que vivemos hoje é fruto da decisão e do empenho dessas pessoas que lutaram nessas batalhas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário