sábado, novembro 19, 2022

A Insustentável Leveza do Ser


Depois de ter lido alguns romances de séculos passados, dessa vez finalizei um que foi publicado poucos anos atrás em 1984.

A Insustentável Leveza do Ser é o maior clássico do escritor tcheco Milan Kundera (1929 -) e ele realmente merece todos os elogios possíveis!

É até difícil descrever o prazer que foi ler esse romance e as camadas que ele possui, tanto que para conseguir extrair dele tudo que o autor quis passar é necessário mais de uma leitura.

A história é simples com personagens fictícios vivendo em um período real. A história se passa na Tchecoslováquia no final de um período que ficou conhecido como a Primavera de Praga que terminou com a invasão Soviética em agosto de 1968.

A história gira ao redor de um casal de que se conheceu totalmente ao acaso e eles começam um relacionamento e acabando se casando. Só que a vida pregressa deles tinham muitas complicações (como é natural da grande parte da humanidade) que acabam por trazer muita dificuldade na relação conjugal. O livro conta o passado dos principais personagens para entendermos as motivações das ações presentes.

O livro tem uma peculiaridade que é o autor conversar com o leitor em alguns momentos. O autor faz algumas reflexões filosóficas de momentos da história e é impressionante como ele conseguiu captar a essência da alma humana e explicar em poucas palavras como ela funciona e reage aos problemas da vida.

A leitura é super agradável e mesmo a história sendo simples ela é super envolvente com um final muito bonito e redentor para todos os personagens (sendo apenas 5 praticamente, sendo um deles um cachorro).

Um livro para ser relido várias vezes e que mesmo que tenha sido publicado há apenas 38 anos pode ser considerado um clássico absoluto e uma grande obra de arte!

Nenhum comentário: