sexta-feira, dezembro 09, 2016

Xbox One S: Fechando a 8ª Geração


No início de 2013 tivemos os anúncios dos novos consoles da Sony e da Microsoft. Em fevereiro tivemos o evento da Sony e em maio foi o da Microsoft.

O da Sony foi espetacular e o Playstation 4 realmente aguçou a vontade de muitos de tê-lo. Já o evento da Microsoft foi muito morno e não atiçou muita a minha vontade. Ali, naquele 1º semestre de 2013, já estava quase que definindo quem iria ser o vencedor da 8ª geração.

No mês seguinte do evento da Microsoft, aconteceu a E3 e lá foi sacramentado de vez o grande vencedor da 8ª geração: a Sony com o seu Playstation 4!

A conferência da Microsoft foi melhor do que o seu evento de maio, mas a conferência da Sony foi matadora. Ali eu escolhi o meu novo console e o Xbox One, apesar de ter um visual mais bonito, não iria entrar na minha casa.

Ambos os consoles foram lançados em novembro daquele ano e pelas vendas iniciais pudemos ver que a profecia da E3 se concretizava. No momento que escrevo esse post (3 anos após o lançamento de ambos) o PS4 já vendeu 48 milhões de unidades e o Xbox One vendeu 24,6 milhões. Pelo menos a Microsoft conseguiu ganhar da Nintendo que vendeu apenas 13,6 milhões de unidades com o seu Wii U (que eu considero o melhor console dessa geração).

O Xbox One é um bom console, mas o que peca é a falta de exclusivos. Para mim essa é uma variável mais importante ainda, pois tenho um bom PC e outros consoles. Portanto, os jogos realmente exclusivos, ou seja, que não teria em nenhuma outra plataforma, é que são o chamariz para mim.

Nesse momento há praticamente 3 jogos que me chamam a atenção no Xbox One: Halo 5, Sunset Overdrive e Rare Replay. Talvez o Forza Motorsport 5 se um dia achar usado num preço muito bom.

Outro ponto que piorou o console para mim é que a Microsoft anunciou recentemente que não haverá mais exclusivos para o XONE, lançando também os jogos para a plataforma Windows, a qual eu já tenho.

Tudo isso somado me fez adiar a sua compra até hoje, sendo o último da 8ª geração a entrar na coleção, pois o Wii U entrou em agosto/14 e o PS4 em abril/15.

Aproveitando a Black Friday, consegui achar o novo modelo S em um bom preço divido em 10X sem juros. Reconheço que a compra foi mais para completar a coleção e dividindo em 10X no cartão, quase não vou sentir a compra.

Nenhum comentário: