domingo, dezembro 11, 2016

Ouya: O Pequeno Notável


Um mês antes de eu voltar ao mundo dos games (Post: A Volta ao Mundo Gamer), mais precisamente em 9 de agosto de 2012, um pequeno console baseado no sistema Android foi financiado via crowdfunding por mais de 60.000 pessoas arrecadando mais de US$ 8,5 milhões!

Os realizadores pediram US$ 950 mil e em menos de 24h eles arrecadaram essa quantia e ao longo de 30 dias eles se tornaram um dos maiores sucessos do Kickstarter e hoje ele é o 7º projeto que mais arrecadou em toda a história da plataforma!


Lembro de acompanhar pela mídia o desenvolvimento desse console e na época do lançamento, em junho de 2013, li as análises que foram saindo. Na prática era um console de mesa que rodava jogos de smartphones na TV, com um apelo de ser uma plataforma aberta para os desenvolvedores publicarem os seus jogos.

O console foi um fracasso comercial, sendo que em julho de 2015 ele foi descontinuado e a empresa foi vendida para a Razor Inc.

Nunca me apeteceu esse console, pois jogos simples eu jogava no meu iPhone e os jogos mais complexos eu utilizava os meus consoles tradicionais mesmo.

Entretanto, de um tempos para cá, venho flertando como uma máquina de emulação para a TV e a placa Raspberry Pi 3 com emuladores instalados veio chamando minha atenção. Várias pessoas vendem essas placas já instaladas com vários emuladores, porém o preço exorbitante que eles cobram sempre me desanimou.

Até que pesquisando um pouco sobre esse assunto, descobri que o Ouya é uma máquina excelente para emulação, ainda mais para os consoles que quero emular que seria da 4ª geração para trás.

O preço de um usado estava mais barato do que um Raspberry Pi 3 já pronto, além de realmente ser um console oficial, ficando mais bonito na minha coleção!

Comprei um que veio até com um controle extra. Hoje deu tempo de apenas instalar e jogar um jogo que já veio na memória.

Nos próximos dias vou prepará-lo para ser minha máquina de emulação e aí sim ele estará devidamente pronto para cumprir o seu objetivo na minha coleção.

Nenhum comentário: