quinta-feira, dezembro 01, 2016

Espelho Traseiro USB


Já tem quase um ano que comprei um novo computador e estou extremamente feliz com ele. O principal motivo da compra foi rodar jogos e até agora tenho rodado tudo sem nenhum problema como se estivesse jogando em um console.

Além disso, por estar mais familiarizado com o ambiente Windows, está bem mais fácil trabalhar em casa e não fico mais tentando encontrar as coisas como eu fazia no Mac.

Entretanto, tinha um problema que estava me deixando chateado e que finalmente hoje eu resolvi: me faltavam portas USB! Em um notebook é até compreensível não termos tantas portas USB, porém em um desktop é algo inaceitável!

Ele possui 4 portas traseiras e mais duas no topo do gabinete, só que apenas uma do topo que funcionava, ou seja, tinha apenas 5 portas disponíveis que já estavam preenchidas com: mouse, teclado, caixa de som, receptor controle Xbox e impressora. Quando eu tinha que plugar um pen drive eu tinha que tirar a impressora e nesses último ano eu convivi com isso.

Só que vou precisar comprar em breve um outro HD e se eu escolher um modelo externo ficaria sem portas para conectá-lo.

A solução a principio era bem simples, bastava comprar um Hub USB e plugar numa das portas e pronto. Só que no passado já fiz isso e nunca prestou. Esses Hubs acabam pifando ou desde o inicio nunca entregam o que realmente prometem, pelo simples fato deles não terem energia suficiente alimentado-os. Existem Hubs que ligam na tomada e os bons são bem caros.

Vi que minha placa mãe tinha além das 4 portas traseiras, tinham mais 4 portas internas que são acessadas por aqueles espelhos que ficam atrás do gabinete. Seria um absurdo eu comprar um Hub sabendo que eu tinha mais 4 portas nativas apenas precisando ativá-las.

Achei no Mercado Livre exatamente a peça que precisava e por um preço bem bacana (R$ 40) comprei o espelho com as 4 portas USB.

Só foi abrir o computador, plugar nos pinos da placa-mãe e pronto: ganhei mais 3 portas USB! Digo três, porque tive que desinstalar a porta do topo do gabinete que estava ligada a um desses pinos.

Agora com as 8 portas posso ligar os 5 periféricos atuais, mais uma porta para pen drive e ainda me sobram duas para futuros dispositivos!

Nenhum comentário: