domingo, dezembro 18, 2016

Super Mario Run


Na quinta-feira passada (15/12) foi lançado o 1º jogo da Nintendo fora de suas plataformas móveis, o esperado Super Mario Run!

O jogo foi anunciado no dia 7 de setembro desse ano na Keynote da Apple. O jogo foi "vendido" como um endless runner e que seria pago, mas sem nenhuma compra interna posterior.

Nesses últimos 3 dias o que eu mais tenho lido na internet são pessoas xingando o jogo, tanto aqui quanto no exterior. O motivo é basicamente o mesmo: o alto preço de US$9,99 e que o jogo não seria um Mario de verdade.

Eu joguei as 3 primeiras fases que são gratuitas e paguei os R$ 35,83 para a versão completa do jogo (valor convertido do dólar + o IOF do cartão) e posso tranquilamente dizer que foi muito bem pago!

Já terminei as 24 fases do jogo, mas só terminei mesmo, sem completá-las. Digo completar, pois o grande desafio do jogo é pegar as moedas coloridas e tentar cada vez mais bater o seu próprio recorde da coleta de moedas. Além disso, o jogo não é um endless runner clássico. É preciso pensar um pouco mais e as mecânicas o aproxima bastante de um jogo de plataforma. Muitas pessoas jogam os jogos clássicos do Mario sem olhar muito pra trás (eu sou um desses), apenas seguindo em frente correndo. Esse Super Mario Run se você encarar do mesmo jeito ele vira quase um jogo de plataforma.

Aqueles que argumentam que o jogo não é um Mario de verdade, até agora não entenderam a real estratégia da Nintendo: fazer as pessoas lembrarem como é divertido jogar um jogo do maior personagem deles com uma mecânica simples de coleta de moedas que sempre foi um dos grandes objetivos dos jogos clássicos do Mario.

Outros reclamam que queriam um jogo no estilo de Super Mario World no celular. Essas pessoas não sabem o que pedem, pois os jogos clássicos do Mario não foram feitos para o toque do celular e quem quiser a jogabilidade clássica é só pegar QUALQUER videogame da Nintendo que ele terá o quer!!!

O preço pode ser salgado sim para alguns. Fico na dúvida se o jogo custasse US$5,99. se teríamos tantos haters assim. Além disso, a Nintendo, possivelmente, poderia ter conseguido mais vendas e com isso mais lucro.


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