sexta-feira, outubro 10, 2008

A Luta Pelo Direito

Terminei a leitura de outro livro de filosofia jurídica ontem. O livro em questão é A Luta Pelo Direito do ilustre jurista alemão Rudolf von Jhering. O livro foi lançado em 1872 e continua atualíssimo.

O título denuncia o que o autor irá descorrer em toda a sua obra: como e porquê a homem deve sempre lutar pelo seu direito, não porque isso irá trazer benefícios apenas para si mesmo, mas sim para toda a sociedade e o seu País.

O livro é um pouco mais complicado de ler do que o livro do Francesco Carnelutti que comentei essa semana, mas nada demais.

Seguem algumas passagens que eu achei muito atuais:


Não é o costume que dá vida aos laços que ligam os povos com o seu direito, mas sim o sacrifício é que os une de modo mais duradouro, e, quando Deus quer a prosperidade de um povo, não lhe dá por meios fáceis, porém por caminhos mais difíceis e penosos.

A força de um povo corresponde à do seu sentimento do direito; é, pois, velar pela segurança e força do Estado o cultivar o sentimento legal da nação não só no que se refere à escola e ensino, como também no que toca á aplicação prática da justiça em todas as situações e momentos da vida.

Resistir a injustiça é um dever do indivíduo para consigo mesmo, porque é um preceito da existência moral; é um dever para com a sociedade, porque essa resistência não pode ser coroada com o triunfo, senão quando for geral.

Nenhum comentário: