domingo, outubro 05, 2008

20 Anos da Constituição Brasileira

Hoje o Brasil inteiro (menos o DF) está indo às urnas escolher os seus prefeitos e vereadores e hoje também é uma data importantíssima para a nossa sociedade: 20 anos da promulgação da Constituição a chamada "Constituição Cidadã", que nos libertou do Governo Militar e reestabeleceu o Democracia em nossa nação.

Tinha 7 anos na época e meu irmão tinha acabado de nascer (estava com menos de 2 meses de vida) e eu nem imaginava a revolução que o meu País estava passando naquele momento.

Uma memória bastante nítida na minha mente foi que naqueles anos a minha mãe (funcionária do Banco Central) ganhou uma cópia da nossa Carta Maior. Lembro que ao redor dos meus 12 anos minha mãe trouxe esse estranho "livro" pra casa e eu adorava folheá-lo, pois achava diferente de todos os meus outros livros escolares pois ao invés de trazer ensinamentos, trazia mandamentos de como deveria funcionar o País. Lembro também que quando fui crescendo e começando a entender o que aconteceia no nosso País, sempre que lia essa tal de Constituição eu indagava a minha mãe porque o nosso Brasil não seguia o que estava escrito ali, pois como eram mandamentos originados exatamente do Governo para o Governo, deveria ser obrigação dos governantes a segui-los!

Anos se passaram e cá estou eu hoje na faculdade de Direito e iniciando no estudo do constitucionalismo, exatamente quando a nossa Constituição está completando 20 anos.

Até hoje eu tenho aquela 1ª edição da Constituição (que aliás a capa dela é essa da imagem) que minha mãe me deu. Um presente que na época não entendi muito o que era mas que hoje considero o mais importante que ganhei dos meus pais!

Segue o endereço da nossa Constituição com todas as emendas que ela sofreu. O bom desse link é que há disponível o texto original sem as emendas e a atual em vigor.
http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/

Nenhum comentário: