quarta-feira, outubro 08, 2008

Como Nasce o Direito

Terminei hoje um livro bem interessante chamado Como Nasce o Direito do jurista italiano Francesco Carnelutti. É uma obra filosófica lançada no ano de 1961, bem fácil de ser lida e compreendida por todos os públicos.

O autor em pouco menos de 70 páginas descorre sobre o nascimento do direito fazendo algumas comparações bem ilustrativas que auxiliam ao iniciante dos estudos do mundo jurídico a entender alguns conceitos básicos do Direito.

Tem uma passagem do livro que particularmente eu gostei bastante:

"Por isso, se uma cultura elementar de direito é necessária a todos os cidadãos a fim de que possam colaborar com a ordem social, eles devem saber assim mesmo que, também nesse campo, como em todo outro, a necessidade se resolve na insuficiência. Se o direito é um instrumento da justiça, nem a técnica nem a ciência bastam para saber manejá-lo. Sem a bondade, a ciência do direito poderá sem dúvida fazer com que cresça a árvore do direito, mas esta árvore não dará os frutos de que os homens têm necessidade."

Nunca li algo tão perfeito acerca do modo que devemos encarar o Direito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com a tese abordado pelo colega, achei interessante o trecho citado, também nunca li algo tão claro e distinto em relaçao ao /direito...