quinta-feira, fevereiro 10, 2022

O Machete


Mais um conto de Machado de Assis pra conta.

Esse daqui foi recomendado por uma dupla de professores que irá ministrar uma mentoria de leitura de prosa e poesia que irei fazer nas próximas semanas.

O conto é bem interessante narrando a história de um menino que desde a infância tem um amor sublime pela música e principalmente pelo seu instrumento de paixão: o violoncelo.

Ele cresce tocando esse instrumento, porém apenas para si próprio. Ele quase não toca para as pessoas, nem mesmo para a sua esposa.

Até que um dia aparece um outro músico em seu caminho que toca um machete (cavaquinho) de forma tão espetacular quanto ele.

O conto é uma metáfora da disputa da alta cultura X cultura popular. Todo mundo gosta de escutar o músico que toca o machete e ele gosta de se exibir para todos que queiram escutar a sua música. Já o músico que toca o violoncelo não gosta muito de se expor e apenas poucos apreciam a música que soa dele.

Pelo título do livro dá para perceber quem ganha essa batalha e o desfecho do personagem principal não poderia ter sido outro...

Nenhum comentário: