Mais um livro religioso terminado e mais um publicado no século retrasado!
A obra foi escrita pelo Padre Gustavo Locher e publicada pela 1ª vez em 1898. Época que o mundo estava fervilhando de novas ideias e o parecia que o tal "futuro" tinha chegado para a humanidade.
Como o próprio nome diz o livro objetiva discutir alguns assuntos do ponto de vista filosófico, portanto não é uma leitura fácil.
As duas maiores críticas que o livro faz é sobre o Positivismo e sobre o Darwinismo. A discussão sobre o Espiritismo também é muito boa.
A linguagem utilizada pelo padre é rebuscada com muitos argumentos teóricos, onde precisamos a todo momento estar raciocinando com o autor. Cada parágrafo do livro traz tantas ideias que chega a ser impossível aproveitar 100% do livro em apenas uma leitura. Creio que devo ter pegado no máximo 40% das ideias do livro.
Mesmo assim, captei vários raciocínios que abriram a minha mente para alguns dogmas que eu já tinha como certos na minha vida. É preciso até uma certa humildade do leitor em ver seus ideais sendo destruídos pelo autor.
Uma coisa interessante é que o Padre Gustavo foi muito amigo do Padre Theodor Amstad que é considerado o patrono do Cooperativismo no Brasil. Ambos vieram da Europa para fazer um trabalho de catequese em terras Gaúchas. Como eu trabalho no cooperativismo o Padre Theodor é figura constante sendo sempre lembrado como o responsável pela abertura da 1ª cooperativa em 1902.
Nenhum comentário:
Postar um comentário