terça-feira, janeiro 25, 2022

Escola de Literatura: A Formação do Imaginário


Sempre li muito na adolescência, principalmente autores mais contemporâneos (Tolkien, Stephen King, Agatha Christie) e ao longo dos últimos anos fui perdendo o gosto pela leitura até por abandonar por completo.

Cheguei a tentar cultivar esse hábito ao longo dos últimos anos. Em meados de 2007 cheguei a tentar ler alguns autores clássicos (Maquiavel, Platão e Weber), porém não consegui ir muito adiante e acabei não dando sequência.

Com a volta do hábito de leitura que estou tendo desde o mês passado, nada mais natural do que tentar voltar a ler a literatura clássica.

Uma coisa que sempre senti falta foi de ter a contextualização da obra e o quais as mensagens ocultas que ela estaria me passando. Um Clube do Livro serviria bem para isso, entretanto tenho dificuldades de entrar para algum.

Acabei descobrindo esse curso chamado Escola de Literatura: A Formação do Imaginário, que seria exatamente o que estaria procurando.

O professor escolheu 6 obras que serão discutidas ao longo desse 1º semestre, sempre contextualizando o autor da obra e as mensagens que o livro traz. Para esse semestre serão os seguintes livros:

  • Janeiro: O livro de Jó - Bíblia
  • Fevereiro: Apologia de Sócrates - Platão
  • Março: Memorial de Aires - Machado de Assis
  • Abril: A inocência do Padre Brown - Chesterton
  • Maio: Macbeth - Shakespeare
  • Junho: Memórias do subsolo - Dostoiévski
Espero que com esse curso eu possa despertar a alma para a beleza desses clássicos, já que terei um guia para me conduzir pelo caminho.

Nenhum comentário: