sexta-feira, janeiro 21, 2022

Andre Matos: O Maestro do Heavy Metal


No post que eu escrevi em agosto do ano passado sobre a minha descoberta do Helloween, eu cheguei a comentar brevemente que a última "descoberta" que eu tinha feito foi o Angra em 2018 quando do lançamento do novo álbum deles Ømni.

Na época escutei toda a discografia e, logicamente, o período que o Andre Matos esteve na banda foi o que mais me chamou a atenção. Os 3 álbuns gravados com o vocalista são de uma beleza única no Heavy Metal e bem diferentes entre si. Uma pena que não deu uma oportunidade para essa banda na época do seu auge.

Visando ao menos sanar esse meu erro quis conhecer mais sobre a história desse vocalista que faleceu em 2019, logo quando eu estava escutando bastante a banda. A notícia pegou todos de surpresa, pois o André estava com muitos planos, inclusive uma possível turnê comemorativa ao lado dos ex-companheiros do Angra.

Aproveitando a biografia que estava comprando do Helloween, vi que a Editora Estética Torta também tinha publicado uma biografia dele.

Li o livro em menos de 10 dias de tão fascinado que fiquei com a história desse grande músico brasileiro. Uma vida com muitos percalços, reviravoltas e realizações. Um brasileiro aclamado no mundo inteiro e que, dentro do seu País, tinha pouco reconhecimento.

Fiquei fascinado ao descobrir a sua alma inquieta que até explica como seus trabalhos são diferentes um do outro. Um músico que tenta a todo momento se reinventar e seguir o que o coração manda e não apenas gravar para satisfazer desejos empresariais. Fui escutando todos os seus álbuns enquanto lia o livro e fui tendo uma surpresa após outra ao me deparar com canções belíssimas.

Fico triste ao saber que negligenciei shows que aconteceram na minha cidade desse grande artista e que nunca poderei sanar. Triste também, como diz o próprio autor do livro, que damos a devida atenção a um artista apenas após a sua morte e, infelizmente, esse foi o meu caso.

Entretanto, posso ao menos dizer que a sua obra ficará eternizada em mim, o que é o mínimo que eu poderia fazer por esse grande artista. Canções que escutarei para sempre que foram compostas por uma alma que tinha uma sensibilidade como poucos na história da música.

Nenhum comentário: