terça-feira, março 01, 2022

Uma Memória de Natal


A Christmas Memory (no original em inglês) é um conto publicado em 1956 por Truman Capote, renomado escrito norte-americano . O conto é uma bela história natalina que narra os atos de dois primos (de idades bem díspares) nas semanas que antecedem o Natal de 1930.

O primeiro "ato" do livro narra o que eles tiveram que fazer para a prima mais velha cozinhar as tortas de frutas que todo Natal ele cozinha e o segundo "ato" narra a véspera e o dia de Natal com ambos buscando o que dar de presente para cada um.

O que o conto tem de especial é a sutileza que o autor narra a história de duas pessoas que se gosta bastante e que possuem hábitos simples e que a companhia que ambos possuem (juntamente com o cachorro deles chamado Queenie) é mais do que suficiente para eles terem plena felicidade.

Tem um momento da história, que após eles fazerem as tortas, sobra um pouco de whisky e eles decidem beber um pouquinho para comemorar o feito. É muito bonito o jeito que o autor narra o que aconteceu após eles beberem:

Ficamos temerosos diante da perspectiva de beber uísque puro, cujo gosta provoca expressões contorcidas e arrepios de amargor. Mas aos poucos começamos a cantar, ao mesmo tempo, cada qual uma canção. Não sei a letra da minha, só sei "Come on along, come on along, ta the dark-town strutters' ball". Mas sei dançar, e é isto que finjo ser: um sapateador de cinema. Minha sombra dançante evolui nas paredes; nossas vozes fazem tremer a porcelana; rimos como se mãos invisíveis nos fizessem rdcegas. Queenie rola pelo chão suas patas escavam o ar, algo parecido com um sorriso estica seus lábios negros. Quanto mim, sinto-me tão quente e faiscante quanto a lenha que desmorona na lareira, tão livre quanto o vento na chaminé. Minha amiga valsa ao redor do fogão, com a barra da pobre saia de chita presa entre as dedos como se fosse um vestido de festa: "Show me the way to go home", ela canta, os tênis guinchando no assoalho. "Show me the way to go home."

O conto se tornou um clássico norte-americano e foi adaptado para diversas mídias como TV, Cinema, Teatro, Ópera e Rádio.

Nenhum comentário: