sábado, março 05, 2022

Início da Catequese


Uma caminhada que se iniciou no dia 13 de setembro de 1981 é retomada hoje. Caminhada esta que tinha apenas dado os primeiros passos e hoje retorno à este caminho a fim de levá-lo até o final com o objetivo de conhecer a verdade e me entregar a Ele.

Esse dia em 1981 foi a data do meu Batismo na Igreja Católica, data esta que deveria ser muito mais celebrada por nós do que o aniversário que estamos acostumados a celebrar. Neste dia, com menos de um mês de vida, meus pais me entregaram na mão de Deus a fim de me livrar do Pecado Original e que eu tivesse a minha vida em comunhão com Deus.

Eu acho que eles não deveriam saber da importância plena desse santíssimo Sacramento, tanto é que até alguns meses atrás eu mesmo não sabia.

Fui batizado, porém não caminhei junto à Deus e nunca comunguei com os ensinamentos trazidos por Jesus Cristo.

Hoje eu inicio a minha catequese com o intuito de me aproximar de Deus e, como consequência, me preparar para receber os demais Sacramentos ensinados por Cristo. Lembro de meus colegas na infância indo à igreja todos os domingos para serem catequisados e, ao final, fazerem a sua 1ª comunhão. Com mais de 30 anos de atraso eu faço o mesmo caminho que meus amigos fizeram quando crianças.

Hoje foi uma aula mais de apresentação dos alunos e lemos um trecho da Bíblia. O trecho foi o Evangelho de São João, Capítulo 15, Versículos 1 ao 17.

Interessante que o capítulo já começa com uma metáfora, comparando Jesus a verdadeira videira e Deus Pai sendo o agricultor que tem o poder de cortar ou podar o ramo da videira. Todo ramo que não produz fruto é cortado evidentemente e o ramo que produz fruto é podado, para que possa produzir mais frutos ainda. Como Engenheiro Agrônomo que sou essa é a mais pura verdade!! Pois, para certas plantas voltarem a produzir bem, os ramos devem ser sempre podados, se não aquele ramo irá produzir cada vez menos. Que perfeita analogia!!

O capítulo traz em seu versículo 12 um dos grandes ensinamentos de Jesus que é: "amai-vos uns aos outros como eu vos amei". E logo na sequência, no versículo 13, ele traz um complemento santificando a importância da amizade: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos".

E quase no final do capítulo, no versículo 16, há também uma pequena profecia que diz o seguinte: "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi...". É como se tudo tivesse hora e data correta para estarmos preparados para se entregar a Deus. Não que já estava "escrito nas estrelas" que eu voltaria à Igreja agora (até porque sempre há o livre arbítrio), mas pelos desígnios de Deus e pela graça do Espírito Santo eu estaria preparado agora!

Tentarei registrar aqui toda a minha caminhada até o recebimento de todos os Sacramentos. Espero, com a ajuda de Deus, manter essa rotina visando refletir melhor as Suas palavras.

Nenhum comentário: