segunda-feira, abril 03, 2023

O Temperamento que Deus lhe deu


Desde que comeceu a ler literatura Católica e acompanhar alguns professores tradicionalistas, tomei conhecimento do tal do Temperamento. Eles sempre citam qual temperatmento a pessoa tal tem ou qual o temperamento que aquele santo tinha.

Comprei esse livro de um casal norte-americado Art e Laraine Bennet, sendo que o marido tem mais de 30 anos de experiência clínica de terapia familiar e matrimonial, além de serem autores de outros livros. Casados há 45 anos e com 4 filhos, portanto credenciais eles possuem para escrever sobre o assunto.

A proposta do livro é explicar o que seria os Temperamentos também à luz da Religião Cristã. O livro é ao mesmo tempo conceitual e bem prático, nos levando a entender os fundamentos que levaram os antigos a descobrir os Temperamentos que Deus criou além de fazermos refletir qual é o nosso e como lidar com os demais.

Ao longo do livro já fui percebendo qual seria o meu e o teste que tem no final do livro só comprovou o que eu já sentia: sou um clássico Fleumático com um temperamento secundário de Melancólico.

Fazendo a mesma análise da minha esposa ela é praticamente o meu oposto: Sanguíneo com Colérico.

Nenhum comentário: