domingo, abril 30, 2023

Saldo Fim de Mês da Coleção de Jogos


Como já é de costume, já estou quase acabando o 4º jogo da série Picross e a Nintendo está preparando o lançamento da 9ª edição e com isso ela colocou todos os jogos com um desconto. Aproveitei e comprei o 5º lançamento da série.





quarta-feira, abril 26, 2023

Estudos Sobre o Amor

Dia de conhecer mais um filósofo e pensador contemporâneo. Desse vez trata-se do aclamado espanhol José Ortega y Gasset (1883-1955).

A obra é um compilado de artigos que ele escrevou para prefácios de livros e artigos de jornal que trata sobre o tema Amor.

Um ponto que me chamou a atenção é que esses artigos eram publicados em jornais, portanto era dirigido para toda a população e todos conseguiam ler e refletir sobre o que o autor defendia. Hoje, quase 100 anos depois da publicação desses artigos (a maioria dos artigos foi públicado na década de 1920) eu tive uma certa dificuldade em captar o que o autor escreveu e talvez devo ter captado uns 35-40% do livro apenas. É uma prova clara de como a sociedade emburreceu de lá pra cá...

Segue um trecho do livro que demonstra como o autor consegue explicar com poucas palavras e de forma tão completa o que já sabemos, porém não conseguimos expressar. 

O amor junta dois indivíduos em convivência tão estreita e absoluta, que não deixa entre eles distância para que se perceba a reforma que um produz sobre o outro. Sobretudo, a influência da mulher é atmosférica e, por isso mesmo, ubíqua e invisível. Não há maneira de preveni-la e evitá-la. Penetra pelos interstícios da cautela, atuando sobre o homem amado como o clima sobre o vegetal. Seus modos radicais de sentir a existência oprimem suave e continuamente as feições de nossa alma e acabam por transmitir-lhe seu peculiar contorno.

domingo, abril 23, 2023

A Abolição do Homem


Depois de terminar As Crônicas de Nárnia é a vez de me aventurar nas obras filosóficas co C. S. Lewis (1898-1963).

A Abolicação do Homem é um livro de 1943 e apresentado pela 1ª vez como uma série de palestras que ele deu na Universidade de Durham.

O livro faz uma defesa do valor objetivo e da Lei Natural, bem como um alerta sobre as consequências de aboli-los . Defende o "poder do homem sobre a natureza" como algo que vale a pena perseguir, mas critica seu uso para desmascarar valores, entre eles o valor da própria ciência.

Ao negar que os valores sejam reais ou que os sentimentos possam ser razoáveis, o subjetivismo mina a motivação moral e rouba das pessoas a capacidade de responder emocionalmente a experiências de verdadeira bondade e verdadeira beleza na literatura e no mundo.

Lewis cita pensadores antigos como Platão, Aristóteles e Santo Agostinho, que acreditavam que o propósito da educação era treinar as crianças em "afeições ordenadas", treiná-las para gostar e não gostar do que deveriam e amar o bom e odiar o mau . Lewis afirma que, embora tais valores sejam universais, eles não se desenvolvem automática ou inevitavelmente nas crianças. Assim, eles não são "naturais" nesse sentido da palavra, mas devem ser ensinados por meio da educação. Aos que carecem deles falta o elemento especificamente humano, o tronco que une o homem intelectual ao homem visceral (animal), e podem ser chamados de "homens sem peito".

O autor critica as tentativas modernas de desmascarar os valores naturais, como aqueles que negariam o valor objetivo da cachoeira, por motivos racionais. Ele diz que existe um conjunto de valores objetivos que foram compartilhados, com pequenas diferenças, por todas as culturas, aos quais ele se refere como "as morais tradicionais do Oriente e do Ocidente, a cristã, a pagã e a judaica...". Lewis chama isso de Tao. Sem o Tao nenhum julgamento de valor pode ser feito.

O capítulo final descreve as últimas consequências desse desmascaramento: um futuro não tão distante em que os valores e a moral da maioria são controlados por um pequeno grupo que governa por um perfeito entendimento da psicologia, e que por sua vez, sendo capaz de ver através de qualquer sistema de moralidade que possa induzi-los a agir de uma certa maneira, são regidos apenas por seus próprios caprichos irrefletidos. Ao renunciar à reflexão racional sobre suas próprias motivações, os controladores não serão mais reconhecivelmente humanos, os controlados serão semelhantes a robôs e a Abolição do Homem terá sido concluída.

sábado, abril 22, 2023

Paróquia Santa Cruz e Santa Edwiges

 


Esse fim de semana a missa dominical foi em um outra paróquia. Essa fica na Asa Sul ao lado do local onde minha esposa morava quando nos conhecemos. Ela rezava muito nessa paróquia antes de nos conhecermos e eu sempre a achei linda por fora sempre quando passava de carro.

O que mais chama a anteção nela são as estátuas ao redor da paróquia e fiz questão de chegar mais cedo e contemplar uma por uma. Fica até difícil de escolher a mais bonita, porém trago São Paulo que é considerado um dos maiores Apóstolos que tivemos.


O complexo paroquial é muito completo com o altar principal muito bem ornado, uma capela menor para celebrações menores, uma capela da vela para orações, lanchonete, loja de material religioso e um amplo estacionamento. Além da fachada da igreja com toda a Via Sacra pintada.

Uma paróquia que faz gosto de visitar e com certeza deve ser motivo de orgulho para a sua comunidade.

Samsung Galaxy Tab S8


Em 2017 foi o ano que migrei do iPhone para a linha Galaxy da Samsung. Porém, no mundo dos tablets eu ainda resistia em mudar e continuava usando o iPad.

Chegou a hora da mudança e migro de vez para o ecossistema da Samsung com a compra do Samsung Galaxy Tab S8.

Minha esposa estava precisando usar mais o iPad para estudar e decidi deixar 100% do tempo com ela e como meu uso de tablet é bem focado nas viagens do trabalho, verifiquei que o tablet da Samsung serviria bem para mim, voltando aliás a ter conexão 5G no dispositivo, função que meu atual iPad não tinha.

Esse é o meu 5º tablet nesses últimos 13 anos e sempre apostando no iPad como solução. Como tablet fica menos tempo defasado, o período de uso é maior do que os celulares e é possível comprar fora da janela de lançamento. O Galaxy Tab mesmo é um exemplo disso, pois ele foi lançado em 2022 e estou comprando mais de um ano depois do seu laçamento.


Provavelmente esse é um tablet que irá me servir facilmente pelos próximos 5-6 anos e pelo jeito que eu uso pode ser que seja o tablet que mais tempo ficará comigo.

domingo, abril 09, 2023

A Última Batalha


Com o término dessa leitura completo toda a obra As Crônicas de Nárnia! A Última Batalha é o 7º livro e o desfecho dessa série fantástica de livros, a qual foi finalizada em 1956 com a publicação desse último livro.

O livro finaliza a série com maestria trazendo uma história épica onde há todo o momento levamos a crer que não acabará bem para os protagonistas e que o mal vai levando vantagem quase todo o livro. O final é emocionante e finaliza a obra com todo o primor que o autor teve desde o 1º livro.

Mesmo que a série não seja dirigida para o público adulto (é para o público infantojuvenil), finalizo feliz essa grande saga e com certeza indicarei para qualquer um dos meus amigos que possuem filhos nessa idade.

sábado, abril 08, 2023

O Sacramento da Eucaristia na Semana Santa (1ª Comunhão)


Ano passado escrevi como foi a minha vivência na 1ª Semana Santa que participei na vida. A minha falha ano passado foi sanada esse ano que foi não ter participado da missa do Domingo de Ramos. Esse ano nós fomos e pudemos ter nossos ramos abençoados.

Esse ano a Semana Santa teria um sentido mais especial para mim, pois seria o período onde eu me uniria ainda mais à Cristo complentando o caminho básico dos sagrados Sacramentos.

Hoje foi o dia que pela 1ª vez pude participar da Eucaristia, comungando o corpo e sangue de Nosso Senhor!! Senqo eu hoje é o dia mais importante da Semana Santa e, portanto, o dia mais importante para um Católico, que é a Vígilia Pascal, onde comemoramos a ressureição de Jesus Cristo.

Essa caminhada começou pelo meu Batismo em 13/09/1981 e que ficou interrompida durante várias décadas e foi retomado em 16/12/2021 quando me reencontrei com a Igreja por intermédio do meu irmão. Desde então, comecei e terminei a Catequese (05/03/2022 a 26/11/2022); fiz direcionamento espiritual com me Pároco em 10/02/2023 e me confessei com ele em 23/03/2023.

A missa foi novamente bem longa (3h20min) com o batizado de dois jovens e a minha 1ª Comunhão. Nós três fomos apresentados pelo Padre Jorge para toda a Igreja e pude ter a honra de comungar diretamente no altar com a Hóstia sendo mergulhada no Cálice de Vinho. Abaixo o altar que comunguei.


Espero que eu consiga com a Graça de Deus continuar fortalecendo minha Fé e poder contribuir com o ministério de Cristo onde me for possível, pois o sentimento que tenho hoje é que todos esses 41 anos foram de preparação para uma caminhada que verdadeiramente começa hoje!

segunda-feira, abril 03, 2023

O Temperamento que Deus lhe deu


Desde que comeceu a ler literatura Católica e acompanhar alguns professores tradicionalistas, tomei conhecimento do tal do Temperamento. Eles sempre citam qual temperatmento a pessoa tal tem ou qual o temperamento que aquele santo tinha.

Comprei esse livro de um casal norte-americado Art e Laraine Bennet, sendo que o marido tem mais de 30 anos de experiência clínica de terapia familiar e matrimonial, além de serem autores de outros livros. Casados há 45 anos e com 4 filhos, portanto credenciais eles possuem para escrever sobre o assunto.

A proposta do livro é explicar o que seria os Temperamentos também à luz da Religião Cristã. O livro é ao mesmo tempo conceitual e bem prático, nos levando a entender os fundamentos que levaram os antigos a descobrir os Temperamentos que Deus criou além de fazermos refletir qual é o nosso e como lidar com os demais.

Ao longo do livro já fui percebendo qual seria o meu e o teste que tem no final do livro só comprovou o que eu já sentia: sou um clássico Fleumático com um temperamento secundário de Melancólico.

Fazendo a mesma análise da minha esposa ela é praticamente o meu oposto: Sanguíneo com Colérico.