domingo, fevereiro 12, 2023

Salmo 119: Elogio da Lei Divina


Hoje a missa foi do Sexto Domingo do Tempo Comum e por ser 2023 estamos no Ano Litúrgico "A" onde lemos o Evangelho de São Mateus.

Entretanto, o que me chamou a atenção na missa hoje não foi a leitura do Evangelho (que aliás teve ensinamentos bem práticos em Mt 5,17-37), mas sim o Salmo Responsorial, que da Liturgia da Palavra ainda é uma parte que eu não consigo apreciar tanto.

O Salmo Responsorial de hoje foi um Trecho do Salmo 119 onde temos na antífona: Feliz o Homem Sem Pecado em Seu Caminho, Que na Lei do Senhor Vai Progredindo. Essas palavras tocou-me profundamente, pois é o que venho tentando fazer há um ano que é progredir nos Mandamentos do Senhor e nos Ensinamentos da Igreja, tentando retirar os pecados do caminho.

Fiquei curioso com esse Salmo e chegando em casa fui procurá-lo na Bíblia e tomei um susto com o seu tamanho!! São 22 seções com 8 versículos cada uma, totalizando 176 versículos!!!! É o maior capítulo da Bíblia.

O Salmo tem o título de Elogio da Lei Divina, mostrando a devoção que os Hebreus tinham com a Revelação Divina e com os ensinamentos passados por Deus.

Ele inteiro é fabuloso, sendo até difícil de escolher um trecho marcante. Vejam os versículos 89 a 94:

Senhor, tua palavra é para sempre,
ela está firmada no céu;
tua verdade continua, de geração em geração;
fixaste a terra, e ela permance.
Tudo existe até hoje conforme tuas normas,
pois todas as coisas te servem.
Se tua lei não fosse o meu prazer,
eu já teria perecido na miséria.
Jamais esqueceu teus preceitos,
pois é por eles que me fazes viver.
Eu pertenço a ti: salva-me,
pois busco teus preceitos.

Nenhum comentário: