No final do ano passado li em poucos dias quase todos os livros das Crônicas de Nárnia. Terminei no último dia do ano o 5º livro e hoje finalizo o 6º livro.
O Sobrinho do Mago, publicado em 1955, começou a ser escrito logo que o autor terminou o 1º livro, mas levou quase 5 anos para ser finalizado.
O livro é o primeiro considerando a ordem dos acontecimentos das Crônicas. É narrada a história de criação do mundo de Nárnia e mais alguns aspectos que se desdobram no 1º livro.
Interessante que há uma discussão de qual seria a ordem correta de ler os livros: em sua ordem de publicação ou na ordem dos acontecimentos. A editora do livro que comprei colocou a ordem dos livros considerando os acontecimentos, mas lendo agora esse penúltimo livro da série, tenha a firme opinião que a melhor maneira de ler as Crônicas de Nárnia é pela ordem de publicação mesmo.
Para quem já está acostumado com literatura (e até filmes), não há nada demais ler fatos que antecederam a uma história que você já leu. No caso de Nárnia é até preferível ter lido o 1º livro mesmo e só depois se aventurar nesse, pois alguns fatos que ocorrem nesse livro explicam fatos do 1º livro e lendo na ordem dos acontecimentos (primeiro o 6º livro e depois o 1º) tiraria a magia da descoberta do 1º livro que é ser apresentado pela primeira vez alguns personagens, objetos e cenários.
A criação do mundo é muito bonita, possivelmente tendo até inspirado seu grande amigo Tolkien (ou será que foi Tolkien que o inspirou). A origem de alguns personagens são bem conectadas com a história do 1º livro, dando uma coesão geral a toda série.
Nenhum comentário:
Postar um comentário