sexta-feira, março 04, 2016

A Nova Era e a Revolução Cultural: Fritjof Capra & Antonio Gramsci


Depois da leitura desse livro, acho que comecei a entender os motivos de boa parte da população brasileira odiar esse autor e tentar desmoralizá-lo sempre que possível.

Ler Olavo de Carvalho não é para qualquer um (eu mesmo me perdi em alguns de seus raciocínios), mas é uma benção o Brasil ter a sua disposição um pensador como esse e é uma pena que não aplicamos seus ensinamentos que seriam muito uteis para tirar o nosso País desse lamaçal de problemas que vivemos há décadas.

O livro em questão pode ser considerado a sua 1ª publicação editorial, lançada originalmente em 1994. A edição que li é a 4ª que foi publicada em 2014 na comemoração dos 20 anos da 1ª edição.

O livro pode ser divido em 4 partes: a 1ª que ele desmistifica as ideias do físico Fritjof Capra em relação a Nova Era que ele vinha pregando nas últimas décadas e que chegou a palestrar no Brasil na década de 90 sobre o assunto. A 2ª parte (que é a mais extensa) ele explica como as ideias do filósofo italiano Antonio Gramsci estão sendo aplicadas perfeitamente no Brasil e o que isso vem acarretando para a nossa sociedade. A 3ª parte são várias ensaios que ele publicou em jornais brasileiros entre 1999 e 2012 sempre abordando as ideias de Gramsci na política nacional. A 4ª parte é uma entrevista que ele concedeu em 2014 revivendo os princípios que ele tratou na 1ª edição do livro lá em 1994 fazendo um paralelo com os esquemas de domínio que a esquerda brasileira efetuou no País (mais notadamente o PT).

Uma pena que um pensador como Olavo de Carvalho tenha que viver fora do País e que as ideias dele não ecoam como precisariam ecoar. Ideias assim que precisaríamos para efetivamente mudar o destino da nossa nação!

Nenhum comentário: