domingo, março 20, 2016

A Riqueza da Nação no Sécula XXI


Bernardo Guimarães é Mestre em Economia pela USP, Doutor pela Universidade de Yale e atualmente professor na FGV-EESP e autor desse fantástico livro que explica resumidamente os principais aspectos da economia brasileira.

O livro trata de alguns temas que estão diariamente no noticiário e que grande parte da população acha que entende, mas o autor desmistifica de forma simples e direta vários dogmas que achávamos que sabíamos.

São temas que vão desde como funciona a Política Monetária no Brasil, o papel do BNDES nas matrizes econômicas que o País tem desde o Governo FHC, a famigerada Lei do Conteúdo Local que obriga as empresas comprarem parte do seus insumos da indústria nacional, como funciona as contas do Governo, as implicações das leis trabalhistas, etc.

O autor faz uma apanhado bem geral de onde o PT errou e acertou em todo esse tempo que esteve no poder, lembrando que muitas ideias que o partido rechaçava no passado, virou a sua principal bandeira como o próprio Bolsa Família.

Com um viés liberal, o autor demonstra com vários dados e exemplos de como nós acertamos e erramos na economia nos últimas duas décadas e que tínhamos tudo para dar certo, mas os políticos atuais com sua política desenvolvimentista acabou por enterrar novamente a economia!

Nenhum comentário: