sexta-feira, setembro 18, 2009

Zoneamento Agrícola da Cana-de-açúcar – ZAE Cana

canavial
Hoje foi publicado no DOU o Decreto nº 6.961 aprovando o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar, além de determinar que o CMN estabeleça condições e vedações para a concessão de crédito rural para o setor.

Esse zoneamento chamado de ZAE Cana é inédito no País e talvez até no mundo!

Com ele será possível planejar de verdade a longo prazo onde e como realizar os investimentos para ampliar a área de cultivo dessa cultura que ultimamente é motivo de orgulho e propaganda para o Governo Brasileiro.
Pela primeira vez foram utilizados aspectos econômicos e sociais para indicar quais regiões do País estariam aptar a serem destinadas ao plantio da cana.

O estudo demonstrou que o Brasil dispõe de 63 milhões de hectares aptas à expansão do cultivo da cana e isso excluindo diversas regiões tais como: terras com declividade acima de 12%; áreas com cobertura vegetal nativa; os biomas da Amazònia, Pantanal e Bacia do Alto Paraguai; áreas de proteção permanente; entre outros.

Foram contemplados 20 Estados de todas as regiões do País. No Norte apenas o Tocantins foi incluído.
Com certeza esse será um instrumento valiosíssimo para fomentar algumas políticas públicas, como o Crédito de Carbono que ainda não exploramos devidamente.

Nenhum comentário: