segunda-feira, julho 14, 2008

Wall-E: É a Pixar Conseguindo Novamente!

Esse sábado fui ver o filme mais esperado por mim nesse ano: Wall-E. Acompanho o desenvolvimento da nova animação da Pixar desde que ela foi anunciada, coisa de dois anos atrás.

Na época o que me chamou a atenção nesse projeto seria que quase não teriam falas e sim efeitos sonoros e que o filme falaria por si só sem precisar recorrer muito aos diálogos. Achei a proposta bastante ousada, inclusive a Pixar declarou na época que queria revolucionar mais uma vez a maneira de se fazer animação. Fiquei mais animado ainda quando divulgaram que Bem Burtt (criador dos sons de Star Wars) seria o responsável pelos efeitos sonoros.

Resumidamente o filme narra o destino da Terra no futuro, onde os homens foram embora do planeta depois de tanto poluírem até ficar insustentável a vida. Porém eles pretendem voltar um dia para a Terra e para isso eles criaram robôs para limpar o planeta e quando eles terminassem o serviço, a humanidade poderia novamente habitar o planeta. Porém dessa iniciativa só sobra um robozinho, que começa a se interessar pela cultura humana ao ficar recolhendo e processando o nosso lixo. Certo dia aparece um outro robô chamado Eve o qual o Wall-E começa a se apaixonar e daí a história se desenrola...

O filme tem uma ingenuidade que nunca vi na história do cinema, alternando cenas engraçadas com momentos mais dramáticos. Há várias cenas que pra mim são simplesmente fenomenais, como a coleção de souvenires que ele montou das suas andanças pelo planeta; dele protegendo a Eva; da dança espacial dos dois (essa com certeza se tornará uma cena clássica de toda história do cinema); o cuidado que ele tem com a baratinha que é sua única companheira; e várias outras!

Outro lado do filme é a crítica que é feita da sociedade, sendo interessante notar o nível que chegou os homens, um retrato do futuro que pode muito bem ser o nosso! É de uma sacada brilhante em ver como as pessoas foram retratadas quase como robôs, vivendo todos, humanos e robôs, em uma harmonia melancolicamente tediosa.

Sempre considerei a Pixar o melhor estúdio em filmes de animação, agora com o Wall-E, da pra falar sem medo: a Pixar conseguiu chegar aonde queria ao fazer uma obra-prima dessas. Imagina o que nos reserva o futuro de uma empresa que lançou o seu 1° filme há apenas 13 anos. Ainda iremos nos surpreender bastante com essa verdadeira “Fábrica de Sonhos”.

Agora o melhor de tudo, que com certeza foi primordial para usufruir de toda a magia do filme, foi a companhia da minha linda e maravilhosa namorada que já virou a minha companhia favorita nas minhas sessões de cinema!!

Nenhum comentário: