quarta-feira, novembro 28, 2007

Visita às Cooperativas do SICOOB

Desde que entrei no BANCOOB, uma das minhas reivindicações recorrentes era que nós, que trabalhamos com Crédito, deveríamos visitar ás cooperativas do nosso sistema.

Fico vendo as empresas tomando decisões, mas quase nunca perguntando para o seu cliente final se é isso mesmo de que eles necessitam. Sou meio reticente quando as decisões são tomadas de cima para baixo, pensando que nós é que determinamos o que o cliente deseja e não o contrário.

Pois bem, foi formado um grupo de trabalho para que seja revisto todo o processo de concessão de crédito nos programas agropecuários administrados pelo BNDES. Como eu sou um dos responsáveis pela análise desses projetos, eu fui designado como um dos membros desse grupo.

Na segunda-feira (26/10) fui à Belo Horizonte com o outro integrante do grupo para conversar com a CREDIMINAS (Central das Cooperativas de MG) e discutir quais cooperativas nós iríamos visitar para mapear o processo.

Acabamos decidindo ir para Itáuna e Divinópolis, aonde ficam as cooperativas CREDIUNA e CREDIVERDE, respectivamente.

Ja fiquei feliz no início da viagem, pois de nós três que estávamos indo visitar as cooperativas, eu era o único que queria ir dirigindo. Então não tive nem que pedir, já fui logo designado motorista!!rsrs
Mesmo o trecho sendo curto (130 km) já deu pra divertir!!!


Primeiro fomos para a CREDIUNA que foi bastante receptiva e nos explicou detalhadamente tudo que queríamos saber.
Isso só prova que essa minha reivindicação de visitar as cooperativas é essencial para estreitar ainda mais a relação de todos os envolvidos no processo.

Seguindo caminho fomos para a CREDIVERDE, que também nos explicou tudo.

O interessante é notar que duas cidades tão próximas (30 km de distância), abrigam cooperativas com realidades bem diferentes uma da outra.

O ideal seríamos visitar TODAS as cooperativas para vislumbrar tudo que elas podem nos oferecer. Bem, pelo menos já começamos!!!
E já foi um ótimo começo...

Nenhum comentário: