sexta-feira, março 17, 2023

O Triunfo da Igreja (A Disputa do Santíssimo Sacramento)


Desde que me converti ao catolocismo vinha querendo trocar os quadros que tenho na minha sala por algo que traduz mais o meu espírito atual.

Tomei conhecimento de uma grande obra do pintor renascentista Rafael Sanzio (1483-1520) que ele pintou para um aposento no Palácio do Vaticano à pedido do Papa Júlio II (1443-1513).

Trata-se do afresco O Triunfo da Igreja, mas também conhecido como A Disputa do Santíssimo Sacramento. Portanto, não se trata de um quadro, mas sim de uma obra pintada diretamente na parede da sala chamada Câmara de Assinatura onde ficava o Tribunal da Assinatura Apostólica. A obra foi concluída em 1509.

O quadro demonstra a Igreja Triunfante acima das nuvens e a Igreja Militante abaixo, sendo ambas presididos pelo nosso Senhor Jesus Cristo em carne e espírito na Igreja Triunfante e na forma da Eucaristia na Igreja Militante. O motivo da pintura ter sido chamado de "A Disputa" é porque ambas as igrejas estariam discutindo sobre essa Verdade, porém quem já está com Deus a vê com todos os seus sentidos e quem ainda está na Terra a vê através da Fé e das verdades Filosóficas.

O tema é representado por meio de ações, de forma totalmente natural e direta. Rafael cria cenas que parecem concretas e dinámicas graças ao domínio extraordinário da pintura.

A metade superior é mais pacífica e serena,ligada a formas grandiosas e poderosas, quase imóveis com santos sentados em tronos acima do semicírculo de nuvens, porém ocupados com maior monumentalidade.

A parte inferior é mais animada: os santos e os apóstolos, que subiram ao céu e estão na presença de Deus, são iluminados e tranquilizados pela sua presença, ao contrário dos que, ainda vivos, embora vivam como bons cristãos, continuam sedento de conhecimento e cuja "agitação" é natural a todo ser humano que não se reúne com Deus.

A IGREJA TRIUNFANTE

Analisando a parta de cima temos Jesus Cristo no centro com Deus Pai acima e o Espírito Santo em sua forma tradicional de pomba, simbolizando a totalidade da Santíssima Trindade.

Ao lado de Jesus temos sua mãe a Virgem Maria e o seu profeta, João Batista, que o apontou como o Messias para o povo da época.

Acompanhando Jesus temos 12 pessoas sentadas, sendo seis de cada lado, compondo de forma harmônica a paisagem celestial.

Olhando o quadro de frente, temos da esquerda para a direita:

1. São Pedro (1a.C-67): Apóstolo e 1º papa da Igreja Católica, representado com as chaves do céu
2. Adão: primeiro homem
3. São João Evngelista (9-103): Apóstolo e escritor do Evangelho de São João
4. Rei Davi (1040 a.C-970 a.C): 2º rei de Israel, escolhido por Deus para governar a nação Israelita
5. São Lourenço (225-258): Mártir cristão morto queimado vivo sobre um braseiro
6. Jeremias (650 a.C-587 a.C): um dos grandes Profetas do Antigo Testamento 
7. Judas Macabeu (séc. II a.C - 160 a.C): Herói Israelita que liderou a Revolta dos Macabeus
8. Santo Estevão (5-34): Primeiro mártir da Igreja morto apedrejado. Saulo (futuro São Paulo) estava em seu martírio.
9. Moisés: O grande profeta hebreu
10. São Mateus (?-72): Apóstolo e escritot do Evangelho de São Mateus
11. Abraão: Patriarca das tribos de Israel
12. São Paulo: (5-67): Apóstolo escolhido por Jesus ressuscitado e o responsável por converter os gentios

Um aspecto interessante é que cada um desses santos estão intercalados sentando um do Novo Testamento seguido de um do Antigo Testamento. Cada nome pintado de vermelho acima é do Novo Testamento. Além disso, cada santo que está sentado de frente para outro em cada lado de Jesus há um "confronto" entre eles como se eles tivessem tido importâncias semelhantes quando estavam na Terra.

A IGREJA MILITANTE

A parte de baixo é bem animada e quase desordenada, com cada um reagindo ao mistério da Eucaristia de uma forma. Temos santos, papas, filósofios e pessoas comuns.

Começando ao redor do altar onde temos os quatro Doutores dos primórdios da Igreja sentados.

1. Papa São Gregório I (540-604): ao lado esquerdo com as vestes papais sentado em um trono de leão
2. São Jerônimo (347-420): ao lado de Gregório e com o leão aos seus pés
3. Santo Ambrósio (340-397): com os olhos virados para o céu
4. Santo Agostinho (354-430): ao lado de Ambrósio dando ordens para alguém escrever

Analisando o lado esquerdo do altar temos:

5. Bramante (1444-1514): mestre de Rafael e responsável pelo projeto da Basílica de São Pedro. Está de pé com um livro vermelho em suas mãos
6. Francisco Maria I Della Rovere (1490-1538): na época ainda com 19 anos, foi um duque de uma grande família Italiana que ainda prestaria grandes serviços à Igreja. Está de pé perto de Bramante com uma túnica azul e uma roupa amarela
7. Platão (427 a.C-348 a.C): considerado o maior filósofo grego. De costas de túnica azul e roupa verde
8. Frei Angelico (1395-1455): pintor italiano considerado o artista mais importante no início do Renascimento. Está agachado ao lado do altar e aos pés de São Jerônimo

Analisando o lado direito do altar temos:

9. São Tomás de Aquino (1225-1274): um dos maiores teólogos da Igreja. Está logo atrás de Santo Ambrósio
10. Papa Inocêncio III (1161-1216): considerado o papa mais importante da idade média, deixando um grande legado para a Igreja. Está ao lado de Tomás de Aquino com as vestes papais
11. São Boaventura (1217-1274): foi Ministro-Geral da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos) e declarado Doutor da Igreja em 1588 (após a pintura do quadro). Está ao lado do Papa Inocêncio III
12. Papa Sixto IV (1414-1484): grande patrono das artes incluindo a construção da Capela Sistina e ajudou a fundar a Inquisição Espanhola. Está ao lado de São Boaventura.
13. Dante (1265-1321): o maior escritor italiano autor da Divina Comédia. Está atrás do Papa Sixto IV com uma coroa de louros.
14. Aristóteles (384 a.C-322 a.C): aluno de Platão e um dos maiores pensadores da civilização ocidental. Está de túnica azul e roupa amarela atrás do Papa Sixto IV.
15. Savonarola (1452-1498): padre dominicano e pregador na Florença. Está escondido e apenas a sua cabeça é vista coberta com um capuz perto da cabeça de Aristóteles.

Essa é uma obra para ser estudada e apreciada por muitos anos. Pois nela está todo o maior mistério da Igreja e como pessoas muito mais ilumindas que nós comprovaram que essa é uma Verdade absoluta.

Nenhum comentário: