quinta-feira, março 23, 2023

O Sacramento da Penitência (Confissão)


Creio que o Sacramento que eu mais tinha dúvidas antes da minha conversão era o da Penitência, conhecido popularmente como Confissão. Você ter que expor todos os seus pecados para uma outra pessoa e essa pessoa ser a responsável pelo perdão era algo que não entrava na minha cabeça.

Não podia estar mais enganado!

É até difícil hierarquizar qual Sacramento é mais belo que o outro, pois todos são tão únicos e importantes que não é à toa que foi o Nosso Senhor que os deixou para nós.

Depois que você entende melhor o papel da Confissão, percebe-se o brilho próprio que ele tem. Primeiro corrigindo a ideia de que o Padre está perdoando os meus pecasos, pois o único que tem o poder de perdoar os pecados é o próprio Jesus Cristo. Estudando as escrituras, Jesus deixou bem claro que ele deu o poder aos Apóstolos de o representarem, ou seja, agirem em seu nome. Para nós é tão corriqueiro outorgar à outros poderes para nos representar, porém soa estranho aos descrentes essa mesma faculdade à Deus.

Sanada essa dúvida de quem perdoa nossos pecados, a Confissão tem o mais belo poder de curar a nossa alma. É um Sacramento de restauração da nossa alma a sua condição pós-bastimal de comunhão com Deus e com a Igreja.

A imagem acima representa bem a nossa situação antes e após a Confissão. Somos escravos dos demônios sem confessar os nosso pecados ao representante de Deus na Terra. Não adianta achar que nos arrependemos dentro do nosso quarto conversando com Deus. É necessário a verbalização do pecado a quem nós mais agredimos que é o nosso próprio Senhor.

O item 1.430 do Catecismo é de uma lucidez enorme ao ensinar que não adianta as obras de penitência sem a devida confissão dos nossos pecados. Essas obras são estéreis e enganadoras. O demônio urra de prazer ao ver um homem achando que está salvo sendo bonzinho e fazendo caridade, mas sem a devida Confissão, pois esse dificilmente irá buscar o perdão dos seus pecados e a presa se torna fácil de ser mantida em seu cativeiro. Esse homem "bom" está perdido para o Inferno assim como os maus.

Hoje foi um grande dia, pois pude fazer a minha 1ª Confissão! Foram mais de 30 anos acumulando pecados que foram despejados no colo do Padre que, com o poder outorgado por nosso Senhor, pode me perdoar para que eu possa estar em comunhão com Deus e com a Santa Igreja.

Agora é me preparar para a jóia dos Sacramentos que é a Eucaristia que em breve terei a honra de tomar!

Nenhum comentário: