domingo, janeiro 01, 2023

A Adoração dos Pastores


Hoje, dia 1⁰ de janeiro, iniciamos uma nova caminhada renovando nossa fé e nossos desígnios para 2023. Hoje a Santa Igreja Católica promove a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.

A Igreja nos traz para refletir o Evangelho de São Lucas, Capítulo 2, Versículos de 16 a 21.

16. Os pastores foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. 17.Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. 18.Todos os que os ouviam admi­ravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. 19.Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração. 20.Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito. 21.Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno."

Essa passagem foi muito bem retratado pelo pintor renascentista Veneziano Andrea Mantegna (1431-1506) em sua pintura A Adoração dos Pastores (1450). 

Ali no canto temos São José adormecido, vestido com um manto amarelo. Ele está exausto de tudo o que fez para proteger sua família. À direita, os pastores vestidos com roupas de pano. Ambos os pastores estão prestes a ajoelhar-se diante do Menino Jesus, com um deles de mãos unidas em oração, o outro tendo tirado seu chapéu em respeito. A Virgem é mostrada em oração, com seu filho deitado sobre a bainha de seu manto azul. Uma árvore moribunda pode ser vista ao longe, enquanto uma árvore frutífera à esquerda da Sagrada Família é vista desabrochando.

O Evangelho de hoje é perfeito para o primeiro dia do ano. A Igreja nos lembra o início da vida de Cristo e hoje temos a oportunidade de reiniciar a nossa missão na Terra! 

Nenhum comentário: