terça-feira, janeiro 31, 2023

Oliver Twist

Finalmente li um autor que há tempos venho querendo ler até para entender o que o levou a se tornar um dos mais populares escritores Ingleses.

Falo de Charles Dickens (1812-1870) e uma de suas grandes obras Oliver Twist sendo apenas o seu 2º romance.

Publicado na forma de período entre 1937 e 1939 e em livro em 1938, o livro narra a história de um menino que fica órfão no dia do seu nascimento, sendo criado por uma creche governamental e exposto a todo o tipo de humilhações e maus tratos. Até que um dia, Oliver se revolta e foge chegando à capital Londres sendo acolhido por um bando de bandidos que tentam fazê-lo um deles.

O interessante da história é que qualquer um de nós que passasse por 10% das tribulações que o garoto passa, provavelmente já teríamos caído para o mal. Entretanto, Oliver se mantém com seu senso ético firme, mesmo sendo mal tratado pela vida. Lembra até o relato de Jó que passa por tantas dificuldades, porém em nenhum momento desonra Deus.

Oliver conta apenas com sua bondade e cofiança na providência para ir passando por tudo que passou até ter o seu momento de rendenção no final.

A história é linda e serve de lembrança para nós que, mesmo diante das mazelas da vida, não devemos nunca ceder ao caminho mais fácil, mesmo que dure anos as dificuldades terrenas. Orar, confiar e fazer tudo que estiver a nosso alcance é o recado que Oliver quer nos passar!

quinta-feira, janeiro 26, 2023

Maçonaria e Igreja Católica


Escrito por Dom João Evangelista Martins Terra (1925-2022), Bispo-auxiliar-emérito de Brasília, a obra Maçonaria e Igreja Católica explica de forma bem detalhada a história de surgimento da Maçonaria na Europa, como ela foi se transformando de uma simples organização para uma sociedade secreta que teve papel em grandes eventos europeus até a sua chegada conturbada no Brasil, causando revoltas em Pernambuco no século XIX.

Foi muito difícil para Dom João, uma grande estudioso e autor de centenas de obras, pesquisar sobre a Maçonaria pela dificuldade em separar o que é verdade e que é mito criado pelos seus integrantes.

Mas no final fica muito claro qual foi a conturbada relação histórica que houve entre os maçons e a Igreja Católica e qual a posição atual da Igreja em relação a essa sociedade.

domingo, janeiro 22, 2023

A Fé Explicada


Escrito pelo padre norte-americado Leo Trese (1902-1970), o livro a Fé Explicada, publicado em 1959 é um tratado muito bem exposto dos principais pontos da Fé Católica.

O autor começa explicando explicando nossas crenças gerais: o que é Deus; qual o propósito da nossa existência; a criação e a queda do homem; o pecado original; a incarnação e a redenção de Jesus Cristo; o Espírito Santo e a sua Graça e a Igreja Católica.

Depois ele entra no detalhe de cada um dos 10 Mandamentos explicando as atitudes que tomamos que acabam nos fazendo pecar contra eles e o que devemos fazer para evitar esses graves pecados.

Por fim ele explica na detalhe cada um dos 7 Sacramentos institúidos por Nosso Senhor: Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enformos, Ordem e o Matrimônio.

É um livro com uma leitura muito agradável e ao mesmo tempo profunda. O padre realmente tinha o dom da escrita! Abaixo alguns trechos que me deixou perplexo com tamanha clareza e beleza.

Deus não pode elevar à plenitude o que nem sequer existe. Se não há um princípio de amor de Deus em nosso coração aqui na terra, não pode haver a fruição do amor na eternidade. Foi para isso que Deus nos colocou na terra: para que, amando-o, estabeleçamos os alicerces necessários para a nossa felicidade no céu.

 

O pecado original não é uma coisa: é a falta de alguma coisa, como a escuridão é a falta de luz. Não podemos colocar um pedaço de escuridão num frasco e levá-lo para casa para vê-lo bem debaixo da luz. Quando o sol sai, desaparece a escuridão da noite.

De modo semelhante, quando dizemos que «nascemos em estado de pecado original», queremos dizer que, ao nascer, a nossa alma está espiritualmente às escuras, é uma alma inerte no que se refere à vida sobrenatural- Quando somos batizados, a luz do amor de Deus derrama-se nela caudalosamente, e ela torna-se radiante e formosa, vibrantemente viva, com a sóda sobrenatural que procede da nossa união com Deus e a sua habitação dentro de nós: com essa vida a que chamamos graça santificante.

 

Todos devemos estar dispostos a expor a nossa religião em qualquer ocasião; mas nunca a discutir sobre ela. No momento em que dissermos a alguém: «A sua religião é falsa e eu lhe direi por quê», fecharemos com uma batida de porta a mente dessa pessoa, e nada do que dissermos depois conseguirá abri-la.

Por outro lado, devemos ver que, se conhecermos bem a nossa religião, poderemos explicá-la, inteligente e amavelmente, ao vizinho que não é católico ou que não pratica: haverá bastantes esperanças de que nos escute. Se pudermos demonstrar-lhe que a Igreja Católica é a verdadeira Igreja estabelecida por Jesus Cristo, não há razão para dizer-lhe que a «Igreja» dele é falsa Poderá ser que seja teimoso, mas não será estúpido, e é de confiar que tire as suas próprias conclusões.

 

Se cada católico que o nosso inquiridor imaginário encontrasse fosse uma pessoa de eminentes virtudes cristãs — amável, paciente, abnegado e amistoso; casto, delicado e reverente na palavra; honrado, sincero e simples; generoso, sóbrio, leal e puro na conduta com que impressão você pensa que ele ficaria? Que testemunho arrasador daríamos da santidade da Igreja de Cristo!

Temos de recordar-nos uma e mil vezes de que somos os guardiões do nosso irmão.

sábado, janeiro 21, 2023

Igreja Matriz de Trindade


Dia de assistir a missa em uma nova Igreja e hoje foi em Trindade/GO, um dos locais de maior peregrinação do País.

A missa de hoje foi na Igreja Matriz cujas primeiras instalações remontam a 1843, mas por causa do aumento da peregrinação a capela foi aumentada e foi inaugurada em 1912 essa estrutura da foto acima.

O interior é simples, mas bem bonito! Lembrando bastante uma casa colonial com alguns detalhes sacros.


Uma pena que a missa teve alguns abusos litúrgicos cometidos por um dos ministros que ajudam o Padre, levando aos fiéis a erros (quando iremos parar de batar palmas e elevar nossas mãos aos céus???). O Padre erra também por se conivente com esse tipo de conduta vindo do próprio altar.

sábado, janeiro 14, 2023

Paróquia Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa


Hoje assistimos a missa na Paróquia Nossa Senhora dsa Graças da Medalha Milagrosa que fica na Asa Norte aqui em Brasília.

A Paróquia é bem simples em sua arquitetura tanto externa quanto interna. Como ela foi fundada em 1965, deve ter sido uma das primeiras paróquias da Asa Norte.


A missa foi até boa. O Padre é carismático, porém possui uma fala meio embolada, não dando para entender alguns pontos da homilia.

terça-feira, janeiro 10, 2023

Como Vencer a Guerra Cultural


Terminado o primeiro livro do ano e não poderia ter começado em melhor estilo!

O professor de filosofia norte-americado Peter Kreeft (1937- ) publicou em 2002 o livro Como Vencer a Guerra Cultural que está mais atual do que nunca!

O livro trata sobre a guerra cultural que vivemos e como estamos negligenciando a sua perversidade. Que a guerra verdadeira que estamos lutando é contra os demônios que estão conseguindo impor a sua estratégia de destruir a sociedade, a família e por consequência o homem.

O autor até sugere que todas os cristãos devam se unir, independente da sua religião (Católicos, Ortodoxos, Protestantes e Muçulmanos), pois precisamos resgatar os valores e mandamentos ensinados por Deus e mirar nos Santos como nossos modelo de comportamento.

O problema é que nós temos preguiça e medo para agir e para sermos cristãos, pois isso demanda 100% da nossa alma e total entrega à Deus.

Entretanto, uma coisa é certa: nós saíremos vitoriosos! Não importa o tempo que leve e as quedas que ainda teremos, pois iso já foi determinado por Nosso Senhor.

A ditadura do que Rousseau chamou "a vontade geral", isto é, a opinião popular, pode ser tão totalitária quanto a ditadura de qualquer rei ou tirano e muito mais difícil de derrubar, especialmente quando manipulada por uma mídia poderosa e ideologicamente unida. A mídia é mais poderosa do que os militares e a caneta é, sem dúvida, mais forte que a espada.

Nenhum exército pode vencer batalhas contra o inimigo, quando está lutando guerras civis contra si mesmo.

domingo, janeiro 01, 2023

O Retorno à Literatura e os Livros Lidos em 2022

 


Teve uma época que os livros foram parte importante da minha vida.

Puxando pela memória creio que foi um período curto, porém bem frutífero. Lembro de ter chegado a ler em torno de 20 livros no ano. Isso foi lá pelos anos de 1999 a 2001.

O período de faculdade (2000-2004) lembro de ler um pouco de literatura policial (Agatha Christie) e um ou outro livro de literatura e técnico.

Quando comecei a trabalhar parei de vez e em 2007 comecei a registrar aqui os livros que lia.

Relembrando para escrever esse post confesso que vivi uma situação vergonhosa, mas que é a situação da média do nosso País. Na verdade durante alguns anos eu estive pior que a média brasileira, pois não cheguei a ler nenhum livro ou máximo 1 a 3 livros por ano. De 2007 a 2021 a minha média de livros lidos por ano foi de 3 livros. Atualmente as pesquisas apontam que o brasileiro lê em torno de 5 livros por ano, deixando em torno de 2,5 pela metade e só terminando 2,5.

Em dezembro de 2015 eu ainda tentei voltar a ler e comprei um Kindle, chegando a ler 3 livros apenas em dezembro. Fazendo muito mais do que fiz em anos inteiros anteriores.

Em dezembro de 2021 com a minha aproximação com a Religião Católica, li alguns livros que me fizeram abrir muito a mente sobre as mentiras que eu estava vivendo. Apenas nesse mês eu li 5 livros, um recorde absoluto para mim que não acontecia há duas décadas (talvez nunca tenha acontecido)!

O que aconteceu em 2022 comigo foi algo que me orgulha de ter alcançado e que posso dizer foi a minha grande conquista do ano. Para quem leu apenas 45 livros em 15 anos (2007 a 2021) eu finalizo 2022 com 63 livros lidos!! E ainda foram mais 5 pequenos contos que li de Machado de Assis e do Truman Capote,


O melhor é que consumi livros que puderam alimentar o meu imaginário, além de alimentar a minha alma. Foram 23 livros religiosos, passando pelo Livro de Jó da Bíblia, livros dogmáticos e biografias dos santos.

E o interessante é que cheguei nessa marca lendo em médio 34 páginas por dia, totalizando 12.484 páginas distribuídas ao longo do ano. Teve dia que cheguei a ler 137 e 125 páginas, entretanto eu fiquei 76 dias do ano sem ler! Mostrando que constância vale muito mais do que uma quantidade imensa por dia.


O meu deserto espiritual foi ali no meio do ano entre julho e setembro, chegando a ficar mais da metade de julho sem encostar nos livros. Como dezembro/21 foi o meu renascimento, em janeiro parecia que eu queria tirar todo o atraso que tive nos últimos anos e li de forma avassaladora, utilizando qualquer tempo livre para ler. 


Mais do que voltar a ler, eu sinto que estou conseguindo limpar o meu cérebro de um vício que eu tinha e que foi um dos grandes motivos que me afastou da leitura: o total esquecimento do que eu lia.

Era muito frustrante ler um livro e dali 4-5 meses não lembrar de absolutamente nada do que aquele livro me trouxe. Não lembrava nem da ideia principal do livro! Isso me fez abandonar os livros, ao invés de tentar procurar solução para esse problema que eu sabia que não era normal. Porém, foi mais fácil desistir e enterrar o gosto pela leitura.

Hoje percebo como minha mente estava destruída e totalmente viciada nas redes sociais, prejudicando enormemente a minha concentração e o poder de memorização.

Ainda não me considero totalmente curado (talvez nunca o seja, pois partes do meu cérebro pode ter sido danificadas para sempre), mas sinto que consegui pelo menos sair desse lodo que são as redes sociais e utilizar meu tempo livre para algo mais nobre e que engrandece a minha alma e meu imaginário.

Espero que 2022 seja apenas o início de uma nova fase na minha vida e que. mesmo aos 41 anos, eu possa ter começado uma caminhada que, nós leitores, sabemos que nunca terá fim. Mas que é a caminhada que todo o ser humano deveria trilhar: a busca incessante pelo conhecimento e pela verdade por meio da leitura dos nossos antepassados e dos nossos contemporâneos.

Filmes e Séries Vistos em 2022


Em 2021 assisti 66 filmes e em 2022 foram 58. Abaixo a quantidade de filmes pelos anos de lançamento.


Vi alguns filmes mais antigos batendo meu recorde de filme mais velho que já vi. Assisti O Gabinete do Dr. Caligari que foi lançado há mais de um século atrás, em 1920 . Vi também um filme bem antigo de 1946 o fantástico A Felicidade Não se Compra. Esse vale a pena ver todo ano de tão bonito que é!

Foram 30 filmes no 1º semestre e 28 filmes no 2º semestre com um pico no fim do ano em um total de 115 horas, pouca coisa a menos que ano passado que foram 119 horas.

  • Janeiro (6):  O Protetor 2, Deus Não Está Morto, O Livro de Eli, Noé, Não Olhe para Cima, A Paixão de Cristo
  • Fevereiro (7): Feliz Natal, O Teatro das Tesouras, 1964: O Brasil Entre Armas e Livros, A Felicidade Não se Compra, Matrix Resurrections, Em Defesa de Cristo, Ressurreição
  • Março (5): Abraão, O Grande Gatsby, Cortina de Fumaça, A Queda Argentina, O Golpista do Tinder
  • Abril (4): Batman, 007 Contra o Satânico Dr. No, 1917, No Ritmo do Coração
  • Maio (6): O Gabinete do Dr. Caligari, Star Wars: A Guerra dos Clones, Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones, Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma, "John Lennon: His Life, Legacy, Last Days", A Origem
  • Junho (2): Labirinto, a Magia do Tempo, A Pequena Sereia
  • Julho (1): Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
  • Agosto (5): Substitutos, Alien - O 8º Passageiro, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald, Rocketman
  • Setembro (1): Gangues de Nova York
  • Outubro (4): O Novelo, Amor em Jogo, Uma Noite Fora de Série, O Sétimo Dia
  • Novembro (10): As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian, As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Fim dos Tempos, Fargo: Uma Comédia de Erros, Assassinato no Expresso do Oriente, The Rise of Jordan Peterson, Johnny & June, Sim Senhor, Elvis, (500) Dias com Ela
  • Dezembro (7): As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, Nascido para Matar, Duro de Matar, A Incrível História de Adaline, Infectado, O Homem que Não Vendeu sua Alma, Memórias Póstumas de Brás Cubas

As séries que mais assisti no ano foram as seguintes. Foi ano que voltei a assistir Walking Dead até para acompanhar a finalização da série. ER não poderia deixar de ser a 1ª que é a série que assisto para relaxar depois do trabalho.


Entretanto, vi uma quantidade menor de episódios esse ano. Foram 259 episódios (em 2021 tinha sido 336), entretanto a quantidade de horas aumentou de 231 para 259 horas. Dediquei uma maior parte do tempo para séries com episódios mais longos.

Imaginei que ia dedicar menos tempo para assistir filmes e séries em 2022, por causa do hábito de leitura que voltei a ter. Entretanto, no final das contas, eu aumentei um pouco o meu consumo, saindo de 350 horas em 2021 para 374 horas em 2022.

A Adoração dos Pastores


Hoje, dia 1⁰ de janeiro, iniciamos uma nova caminhada renovando nossa fé e nossos desígnios para 2023. Hoje a Santa Igreja Católica promove a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus.

A Igreja nos traz para refletir o Evangelho de São Lucas, Capítulo 2, Versículos de 16 a 21.

16. Os pastores foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. 17.Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. 18.Todos os que os ouviam admi­ravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. 19.Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração. 20.Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito. 21.Completados que foram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe posto o nome de Jesus, como lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno."

Essa passagem foi muito bem retratado pelo pintor renascentista Veneziano Andrea Mantegna (1431-1506) em sua pintura A Adoração dos Pastores (1450). 

Ali no canto temos São José adormecido, vestido com um manto amarelo. Ele está exausto de tudo o que fez para proteger sua família. À direita, os pastores vestidos com roupas de pano. Ambos os pastores estão prestes a ajoelhar-se diante do Menino Jesus, com um deles de mãos unidas em oração, o outro tendo tirado seu chapéu em respeito. A Virgem é mostrada em oração, com seu filho deitado sobre a bainha de seu manto azul. Uma árvore moribunda pode ser vista ao longe, enquanto uma árvore frutífera à esquerda da Sagrada Família é vista desabrochando.

O Evangelho de hoje é perfeito para o primeiro dia do ano. A Igreja nos lembra o início da vida de Cristo e hoje temos a oportunidade de reiniciar a nossa missão na Terra!