domingo, dezembro 27, 2015

A Guerra dos Consoles


Existiram momentos na história dos videogames onde uma empresa se destacou tanto que fica até difícil dizer que houve concorrência na geração e outros momentos em que as empresas até se equivaleram, tanto que podemos até considerar um empate técnico.

Porém a 4ª geração dos consoles que foi de 1987 a 1996, pode ser considerada aquela que moldou a indústria que conhecemos e o grande pano de fundo foi a famosa guerra que a Nintendo e a Sega travaram em território norte-americano pela supremacia do maior mercado de jogos que sempre foi os Estados Unidos.

A Nintendo vinha de uma vitória incontestável na 3ª geração com o seu NES onde ela revitalizou uma indústria que estava acabada e finalizou a geração com mais de 90% de participação de mercado nos EUA.

A Sega que vinha tentando se firmar também, deu o pontapé na geração dos 16 bits com o seu Mega Drive (Genesis nos EUA), porém com uma estratégia aquém do potencial do console. Coube ao executivo Tom Kalinske comandar a Sega of America e iniciar uma batalha sem paralelo na indústria dos jogos.

O livro narra com riqueza de detalhes a briga entre as duas companhias, os seus bastidores e as estratégias que cada uma adotou, polarizando um mercado onde você tinha que escolher o lado e defendê-lo até o final.

Nenhum comentário: