domingo, janeiro 08, 2012

Fernando & Sorocaba: Um Novo Fôlego para a Música Sertaneja


Há 5 meses atrás eu escrevia um post contando da minha descoberta de uma dupla mineira que me alegrou muito na época: Victor & LéoDupla essa que me fez olhar novamente com carinho para a música sertaneja.

No final do ano passado e nesse início de ano tenho dado muita atenção às duplas sertanejas antigas e as novas também, tanto que comprei vários CDs de duplas diversas.

Uma que me chamou a atenção já na primeira audição foi uma dupla constituída por um paulista e um rondoniense, porém formada no interior paranaense na cidade de Londrina: Fernando & Sorocaba.

Composições com um linguajar moderno que canta exatamente o que o jovem quer escutar aliado a um ritmo dançante, a dupla vem conquistando cada vez mais público e acredito que em 2011 deve ter sido um ano de consagração para eles.

Pode se dizer que o som deles é uma mistura de sertanejo, pop rock e o country americano. Gêneros tão afastados no passado que hoje se juntam na criatividade de um compositor de mão cheia para criar uma das duplas mais famosas hoje no País!

Uma coisa que me chamou a atenção foi a origem dos rapazes e o modo de conduzir o seu negócio. Além de serem oriundos da classe média, eles que cuidam de seu negócio como se a dupla fosse uma empresa. Basta assistir a entrevista que eles fizeram no programa da Marília Gabriela em novembro do ano passado para vermos a grande diferença que é uma dupla iniciando hoje e uma que iniciou nas décadas de 70, 80 e 90.

Tanto que a revista Veja desse domingo traz uma reportagem bem interessante sobre a dupla falando exatamente isso que eu já estava percebendo ao conhecer a carreira deles.


Num momento da entrevista a Marília Gabriela pergunta o que o Sorocaba fez com o primeiro dinheiro que ele ganhou com a dupla. A resposta não podia ser mais elucidativa para entender o sucesso da dupla: investiu na dupla, comprando equipamentos melhores e começaram a montar o seu palco próprio para não depender de palcos com qualidade duvidosa, pois na opinião do músico (a qual compartilho) eles devem levar um show completo ao público, com luzes e o que há de mais moderno em som e equipamentos para entreter as pessoas da melhor maneira possível. Vejam se não é um bom investimento.


Esse inicio de ano é esperado um novo lançamento da dupla. Um acústico gravado na Ópera de Arame em Curitiba com uma tecnologia 3D nova.

Vida longa a dupla!  Que continue a nos brindar com belas canções que com certeza entrarão para a história da nossa música sertaneja!


P.S: Esse post foi todo escrito e formatado usando o iPad com um programa chamado Blogsy. Sendo tão bom quanto o Windows Live Writer que é usado pela maioria dos blogueiros. Com essa experiência me afasto cada vez mais do desktop...rsrs

Nenhum comentário: