terça-feira, janeiro 17, 2012

Biografia do Steve Jobs


Terminei de ler a biografia do maior empresário da nossa geração e que ajudou a moldar o mundo em que vivemos, de acordo com sua imaginação.

Podemos definir a saga desse brilhante ser humano como a maneira mais pura de fundar uma empresa: criar uma empresa incipiente na garagem da casa de seus pais e transformá-la na mais valiosa do mundo!

Ao longo do livro podemos compreender como o gênio se formou: com os acertos, as dificuldades e os tombos que ele teve que levar para voltar à sua empresa e transformá-la na mais amada empresa de tecnologia do século XXI.

Várias ensinamentos podemos tirar de sua vida: que alguns líderes provocam inovações porque compreendem a totalidade de uma situação e outros o fazem pelo domínio dos detalhes. Steve Jobs fez as duas coisas e com muita persistência!

Na minha opinião uma de suas maiores virtudes foi saber dizer NÃO! Uma empresa, uma equipe ou uma pessoa deve focar em fazer as coisas que sabe fazer e simplesmente fazê-las da melhor maneira possível. Se você foca em vários produtos ou objetivos ao mesmo tempo, você não faz nada direito, nem aquilo que você mais sabe fazer.
FOCO!!! Essa é a palavra que norteou toda a via empresarial de Jobs e para isso é imprescindível saber dizer NÃO.

Se muitos gestores e empresários soubessem o poder que essa simples palavra tem, com certeza teríamos produtos e serviços melhores na nossa sociedade. Essa biografia deveria ser leitura obrigatória para quem quisesse almejar ou continuar a ter uma posição de liderança nas empresas.

Para quem gosta de tecnologia (como eu) o livro tem um gosto a mais, pois o livro narra o nascimento da indústria do computador doméstico que se entrelaça com a vida de Jobs. Na verdade, ele dedicou toda a sua vida a criar esse mercado e transformar tantos outros!

Uma pena que um gênio dessa magnitude tenha nos deixado tão jovem. Porém, é preferível ficar contente por termos tido a honra de viver na mesma época de um ser humano que soube ultrapassar as barreiras e transformar o nosso mundo para melhor!

Nenhum comentário: