quinta-feira, agosto 13, 2009

Dia Histórico: 1.000 CDs!!!!

Steve Morse live
Aproximadamente há 15 anos atrás eu comecei a escutar Rock ´n Roll e aos poucos fui conhecendo muitas bandas que foram se tornando trilha sonora da minha vida.
Porém, teve um momento que passei de um simples ouvinte que comprava os álbuns das bandas preferidas, para algo além: me tornei colecionador também!
O prazer não estava mais apenas em descobrir novas bandas e novos sons, mas sim em ter toda a obra de um artista, descobrir como o som daquele músico evoluiu com o passar dos anos, como aquele álbum em especial influenciou outros artistas e assim por diante. Essas características, para mim, é que diferencia um apreciador da música para um colecionador.
E hoje é um dia histórico para mim! Meu irmão chegou de uma viagem para o exterior e me trouxe o milésimo álbum da minha coleção: Steve Morse Live in New York. Um grande guitarrista que eu conheci através de um amigo e que se tornou um dos meus favoritos!
Lógico que uma boa coleção não se faz apenas com quantidade e sim, primordialmente, deve haver qualidade. Como qualidade é que não falta na minha estante, essa marca de 1.000 CDs torna-se um grande marco para mim. Pois, qual o colecionador que não gosta de admirar e relembrar os anos de trabalho e dedicação que teve.
SNC00046

Agora que eu cheguei a essa marca, acredito que esteja na hora de mudanças. Toda essa minha coleção são de CDs originais e nos últimos anos, como todos sabem, ficou quase inviável comprar CDs no Brasil pelo alto preço praticado pelas gravadoras. Um CD importado que eu comprava no final da década de 90 por R$32 e os nacionais por R$15; hoje eu pago por um CD nacional em torno de R$35!!!! Os importados então eu nem cogito mais!
E como os álbuns que eu importava foram fontes de descoberta de muitas bandas internacionais que o mercado nacional ignora, nos últimos anos eu praticamente não descobri bandas novas, pois o que eu escuto hoje é praticamente tudo que o mercado nacional oferece e alguma coisa que eu descobri na época que importava.
Todo esse cenário não deixava mais eu descobrir bandas novas que é um prazer que todo fã de música gosta. Portanto, decidi a partir de agora não mais me limitar a adquirir CDs originais na lojas convencionais e eu mesmo montarei o meu álbum do jeito que é ofertado nas lojas.
Imprimirei o encarte, a arte gráfica do disco e farei o download das músicas na internet. É isso aí gravadoras: vocês com esse apetite voraz de ainda querer ganhar rios de dinheiro com a venda de CDs e ignoram que a pirataria está destruindo a sua indústria, perderam um cliente que há 15 anos era fiel a vocês!
Ainda continuarei a comprar nas lojas novos álbuns de algumas poucas bandas. Mas com certeza irei reduzir drasticamente esse tipo de compra.
Espero que os próximos 15 anos sejam tão proveitosos como foram esses que passaram. E que venham novas descobertas e novas marcas obviamente.

Nenhum comentário: