domingo, maio 18, 2008

Lynyrd Skynyrd: Street Survivors

Uma pena que certas bandas não são muito conhecidas aqui no Brasil, mas que lá fora gozam de uma extrema reputação, tanto pela boa música que fazem quanto pelo legado que deixaram.

Uma dessas bandas é a americana Lynyrd Skynyrd. Tocando o que eles chamam de Southern Rock (Rock Sulista), que seria um "rock caipira", sendo um estilo bastante melodioso calcado em guitarras slides e acústicas. Além disso, uma das principais características da banda é ter na sua formação 3 guitarristas, sendo uma das poucas a utilizar com bastante eficácia essa inusitada formação!!

A banda continua até hoje na ativa, porém em 1977, um acidente aéreo envolvendo alguns membros da banda, matou o vocalista e um dos guitarristas, acabando com o que chamamos da "era de ouro" do Lynyrd Skynyrd.

Exatamente alguns dias antes do acidente, o Lynyrd Skynyrd estava lançando o seu 5° álbum de estúdio, chamado Street Survivors. Considerado um dos melhores trabalhos do grupo, se não o melhor, o álbum já nasceu sob a mística da sua capa: os integrantes da banda no meio das chamas, sendo que logo após o lançamento ocorreria o acidente. Por muitos anos a capa foi trocada nos relançamentos, mas recentemente a capa original voltou a estampar o álbum.

Com apenas 8 canções, praticamente todas viraram clássicas:

  • What's Your Name é um típica música do Lynyrd com um nape de metais e um bom refrão;
  • O que dizer de That Smell, com os 3 guitarristas solando praticamente na música inteira, com um solo final aonde os guitarristas aparecem solando ao mesmo tempo criando uma melodia digna do verdadeiro rock sulista;
  • Vários solos também marcam a engraçada I Know a Little
  • A poderosa e nervosa You Got That Right nos mostra um duelo vocal entre o vocalista e um dos guitarristas;
  • As guitarras slides e acústicas em I Never Dreamed ditam o tom em quase toda a canção, fazendo desta um das mais belas canções composta pela banda, bastante calma e emotiva. O solo de guitarra é primoroso, tocado em guitarra slide encaixando perfeitamente na canção;
  • Honky Tonk Night Time Man é uma outra típica música sulista com bastante piano, slides e guitarras acústicas e com um duelo de solo de piano e guitarra slide.
Infelizmente é um álbum de difícil aquisição no Brasil, pois só existe importado dele. Mas não deixem de escutar esse excelente álbum dessa primorosa banda que é idolatrada nos EUA e adorada no mundo inteiro!!

Nenhum comentário: