Hoje foi eleito o 267º Papa que escolheu o nome de Leão XIV para o seu pontificado. Sucessor do Papa Francisco que faleceu no último 21 de abril aos 88 anos, o Cardeal Robert Francis Prevost é norte-americado e tem atualmente 69 anos (a título de comparação o Papa Francisco foi eleito Papa aos 76 anos).
Eu nasci sob o pontificado de São João Paulo II (1978 a 2005). Mesmo não praticando nenhuma religião nesse período, sempre o reconheci como a figura pública da Igreja Católica e enxergava nele uma pessoa que trazia uma paz de espírito pelo semblante que ele caregava.
Lembro de acompanhar um pouco o Conclave do seu sucessor, o Papa Bento XVI (2005 a 2013), apenas com o intuito de estar infomado de uma cerimônia que o mundo todo estava vendo. Acompanhei muito pouco o seu pontificado, chegando em mim apenas as notícias que detratavam a sua imagem.
O Conclave do seu sucessor, o Papa Franciso (2013 a 2025), eu acompanhei um pouco mais de perto e o que mais me chamou a atenção foi as comparações que a mídia fazia dele com o Bento XVI que havia renunciado por problemas de saúde. A comparação imediata foi em suas vestimentas e paramentos que seriam mais simples ao invês das "ponposas" vestimentas que o Bento XVI usava.
Hoje, com 3 anos e meio de retorno à Igreja, posso afirmar que acompanhei de verdade e com entusiasmo a eleição do novo Papa. Não me importava qual seria o Cardeal eleito, apenas ansiava em saber qual homem abriria mão de sua vida para se dedicar integralmente a um dos trabalhos mais difíceis desse planeta. O Conclave começou ontem e hoje por valta das 14:15 da tarde pude acompanhar ao vivo a sua anunciação.
Rezemos pelo novo Papa e que ele possa conduzir nossa Igreja até o seu sucessor. Assim até o fim dos tempos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário