terça-feira, agosto 29, 2023

Rei Lear


Mais uma obra lida do grande dramaturgo William Shakespeare (1564-1616). Agora foi a vez da peça Rei Lear, escrita entre 1603 e 1606.

Trata-se de uma tragédia,vagamente baseada no mitológico Leir da Grã-Bretanha. O Rei Lear, em preparação para a sua velhice, divide o seu poder e terras entre as suas filhas Goneril e Regan , que prestam homenagem para ganhar favores, fingindo amor. A terceira filha do rei, Cordelia , também recebe um terço de seu reino, mas se recusa a ser insincera em seus elogios e afeto. Em vez disso, ela oferece o respeito de uma filha e é rejeitada por Lear, que busca bajulação. Regan e Goneril posteriormente quebram as promessas de hospedar Lear e sua comitiva, então ele opta por ficar sem-teto e desamparado. Ele enlouquece e o rei francês casado com Cordelia invade a Grã-Bretanha para restaurar a ordem e o governo de Lear.

Numa subtrama, Edmundo, filho ilegítimo de Gloucester, trai seu irmão e seu pai. Tragicamente, Lear, Cordelia e vários outros personagens principais morrem. A trama e a subtrama se sobrepõem e se entrelaçam com jogos de poder político, ambições pessoais e supostas intervenções sobrenaturais e crenças pagãs.

Nenhum comentário: