quinta-feira, agosto 03, 2023

A Rebelião das Massas


A Rebelião das Massas é um livro de José Ortega y Gasset (1883-1955). Foi publicado pela primeira vez como uma série de artigos no jornal El Sol em 1929 e como um livro em 1930.

Nesta obra, Ortega traça a gênese do "homem-massa" e analisa sua constituição, a caminho de descrever a ascensão ao poder e a ação das massas na sociedade. Ortega é bastante crítico tanto das massas quanto dos homens-massa de que são compostas, contrastando vida nobre e vida comum e criticando a barbárie e o primitivismo que vê no homem-massa.

Ele não se refere, no entanto, a classes sociais específicas, como tem sido comumente mal interpretado. Ortega afirma que o homem-massa pode ser de qualquer classe social, mas seu alvo específico é o burguês educado, o especialista que acredita ter tudo.

O resumo de Ortega sobre o que ele tentou no livro exemplifica isso muito bem, ao mesmo tempo em que fornece as próprias opiniões do autor sobre sua obra: "Neste ensaio, tentou-se esboçar um certo tipo de europeu, principalmente analisando seu comportamento em relação ao própria civilização em que nasceu".

Nenhum comentário: