sexta-feira, abril 15, 2022

Sexta-feira Santa


 Hoje foi um dia intenso!! Foram três celebrações na minha Paróquia.

Começamos às 09h com a Via Sacra. A igreja não estava tão cheia, devia estar com uns 40% da sua capacidade. Foi bem interessante, pois o Padre foi caminhando ao redor da Igreja parando em cada uma das 15 estações que simula o calvário de Jesus Cristo.

Às 15h tivemos a grande celebração do dia que foi a Paixão e Morte do Senhor Jesus. Pela primeira vez chegamos em cima da hora, logo na missa de maior público. A igreja estava com sua lotação máxima e tivemos que sentar em cadeiras de plástico que foram colocadas na entrada. Foi uma celebração bem diferente, iniciando com os padres e o diácono deitando em frente ao altar em sinal de reverência. Além disso, o evangelho foi lido por todos, quase como um teatro, onde cada um tinha o seu papel: o diácono como um narrador, o padre era Jesus e o público eram ao mesmo tempo Pilatos e o povo que queria crucificar Jesus.

E às 20h fomos para a última celebração do dia que foi um Encontro com Nossa Senhora do Silêncio. Como Maria é uma das padroeiras da nossa Paróquia, o Padre fez uma celebração em sua homenagem. A ideia é que, como nesse momento Jesus estava morto, fomos meditar sobre As Sete Dores da Santíssima Virgem. Foi uma celebração bem bonita também, no formato de "quase" um terço, pois a caca Dor nós rezávamos 1 Pai Nosso, 7 Ave-Marias e 1 Glória.

Nenhum comentário: