quinta-feira, dezembro 16, 2021

Todos os Caminhos Levam a Roma


Tenho uma relação conturbada com a Religião!

Estudei o meu 1º grau (1989-1996) em um colégio católico chamado de Pio XII. Meus pais não são religiosos então o meu 1º contato com a religião veio desse colégio. Eu lembro vagamente das aulas de ensino religioso, mas lembro bastante das músicas que cantávamos em sala de aula. Lembro também de ir na Paróquia Santa Rita de Cássia que ficava ao lado do colégio. Regularmente o professor nos levava para essa paróquia para assistir a missa.

Foi nessa época que muitos amigos fizeram a 1ª Comunhão e eu não fiz. Não sentia vontade e até me sentia desmotivado, pois esses amigos iam obrigados e demonstravam que era um martírio ter que "perder" boa parte do domingo na igreja aprendendo os ensinamentos da religião.

No 2º grau (1997-1999) eu estudei no Colégio Marista, ou seja, outra instituição católica. Nessa época, já adolescente, não ligava nada para religião e mal lembrava que estudava em um colégio religioso. Só não dava para esquecer totalmente, pois no 3º ano o fundador da ordem Irmãos Marista foi canonizado virando São Marcelino Champagnat. O ano inteiro a escola comemorou esse feito!!

A religião só foi entrar novamente na minha vida em meados de 2006/2007 (se não me engano). Uma grande amiga do trabalho me emprestou a biografia do Chico Xavier para eu ler. Fiquei impressionado com os relatos da vida do médium, que cheguei até a ficar com certo medo das verdades que o livro me trazia.

O Espiritismo tocou bastante na minha alma que comecei a frequentar centros espíritas, chegando até a iniciar os estudos da doutrina em aulas na Comunhão Espírita de Brasília que fica na Asa Sul. Além disso, li muitos livros psicografados pelo Chico Xavier, além dos livros doutrinários da religião. 

Foi a época que a religiosidade mais me tocou, entretanto, aos poucos, fui ficando novamente cético e deixando de lado os aspectos espirituais da vida.

Até que chegamos em 2021 e o meu irmão encontrou a sua religiosidade e se converteu com todo o seu espírito para a Religião Católica. Conversando com ele no último fim de semana, fiquei curioso ao perceber como os ensinamentos e dogmas dessa religião são concisos e antigos.

Ele citou o livro Todos os Caminhos Levam a Roma como a história real de um fervoroso pastor evangélico que se converteu para a religião Católica. Fiquei curioso com essa história e comprei o livro e rapidamente terminei ele hoje.

Realmente é impressionante a história de conversão do casal que nasceram em berço protestante com ambas as famílias arraigadas nessa religião.

No momento não sei o que pensar sobre essa religião que me acompanhou na infância e na adolescência, mas que eu nunca dei tanta atenção.

Vou continuar lendo sobre o assunto e, quem sabe, algo toque a minha alma e a verdade me é revelada!

Nenhum comentário: