sexta-feira, dezembro 31, 2021
Saldo Fim de Mês da Coleção de Jogos & Fechamento Anual
quinta-feira, dezembro 30, 2021
Por que sou Católico
Continuando na "peregrinação" pela Religião Católica, terminei mais um livro onde o autor tenta responder as principais dúvidas que pode levar uma pessoa a não crer na Igreja.
Em cada capítulo o autor traz uma afirmação (Somente a Igreja Católica foi instituída por Jesus; A Igreja Católica venera seus filhos que rezam por ela no céu, A igreja Católica respeita e utiliza a ciência, etc.) e discorre com os mais variados argumentos visando mostrar a certeza dessa afirmação.
O livro é bem leve de se ler com uma linguagem bem acessível com argumentos bem sólidos. O capítulo onde o autor demonstra a sinergia que existe entre a Religião e a Ciência e em outro que o autor resume o papel da Igreja na construção do mundo ocidental que temos hoje, desmente de modo claro várias falácias que nos foram ensinadas na escola.
Mesmo para aqueles que não estão procurando a Fé, o livro é recomendável até para escutarmos o outro lado da discussão.
segunda-feira, dezembro 27, 2021
Formação Política Do Agronegócio
Trabalho com Crédito Rural há 17 anos e em todos esses anos pude presenciar as forças das entidades que defendem o agronegócio agindo aqui em Brasília.
Vi algumas entidades perderem força, outras ganharem e algumas pessoas terem um alto protagonismo. Mas não sabia os motivos de como chegamos nesse cenário.
O livro Formação Política do Agronegócio de Caio Pompeia narra com bastante esmero a história da formação do conceito de agronegócio em seu País de origem (EUA), como esse conceito foi importado por nós e como as entidades foram nascendo para defender os interesses dos agricultores e das indústrias que trabalham ao redor da produção agropecuária.
Agora eu entendo os motivos de como algumas pessoas, até hoje, são altamente escutadas e suas opiniões viram os objetivos a serem defendidos e como a cadeia atualmente se estrutura pra continuar lutando pelos seus interesses.
Livro altamente recomendado para quem quiser conhecer como aconteceu e acontece os embates políticos em Brasília.
sábado, dezembro 25, 2021
Por que a Igreja Condenou o Espiritismo
Como eu escrevi dias atrás, o Espiritismo foi a religião que mais me tocou até hoje. Cheguei a frequentas Centros Espíritas e até dedicar um tempo no estudo da Doutrina.
Com a reaproximação que estou tendo com a Igreja Católica nos últimos dias, quis entender os motivos do Catolicismo condenar o Espiritismo.
Encontrei esse folheto que traz as decisões de um Congresso Eucarístico realizado pelos Cardeais e Arcebispos brasileiros em 1953. Esse Congresso decidiu defender a fé católica, mostrando como o Espiritismo estava deturpando os ensinamentos da Igreja e mentindo para os brasileiros sobre a validade dos ensinamentos espíritas.
O folheto traz ensinamentos de como devemos tratar os espíritas, os problemas que os fiéis terão ao seguir essa religião, além de trazer 40 heresias que o espiritismo brasileiro prega.
Todas essas heresias foram bem explicadas por esse folheto, trazendo provas concretas de que o espiritismo difama os dogmas católicos e os objetivos por trás dessa difamação.
Folheto interessante para quem quer escutar o "outro lado" se defendendo e mostrando as mentiras trazidas por essa religião que conseguiu florescer bem no Brasil.
sexta-feira, dezembro 24, 2021
Perguntas e Respostas Concisas e Familiares às Objeções Mais Vulgares Contra a Religião
Mais um livro antigo que termino. Foi o primeiro escrito pelo bispo francês Louis Gaston Adrien de Ségur (1820-1881).
Lançado em 1851 o livro traz, como o próprio título explica, várias perguntas que são lançadas contra a Igreja Católica e o bispo responde com a maior clareza possível, mostrando que tudo está muito bem esclarecido pelas escrituras e pelos ensinamentos da Igreja.
É impressionante notar que um livro que foi lançado a 170 anos atrás trouxe perguntas que ATÉ HOJE são feitas á Igreja diariamente pela sociedade. Demonstrando que, realmente, a falta de instrução é algo que não foi sanado pela humanidade.
Li uma edição Portuguesa lançada em 1946, portanto, redigida no mais tradicional português. Algumas conjunções e construções frasais são diferentes do nosso português brasileiro, mas dá para compreender perfeitamente.
Para quem precisa entender de forma simples e direta os motivos que fazem a Igreja Católica se auto proclamar como a verdadeira Igreja de Deus, o livro cumpre muito bem esse papel.
quinta-feira, dezembro 16, 2021
Todos os Caminhos Levam a Roma
Tenho uma relação conturbada com a Religião!
Estudei o meu 1º grau (1989-1996) em um colégio católico chamado de Pio XII. Meus pais não são religiosos então o meu 1º contato com a religião veio desse colégio. Eu lembro vagamente das aulas de ensino religioso, mas lembro bastante das músicas que cantávamos em sala de aula. Lembro também de ir na Paróquia Santa Rita de Cássia que ficava ao lado do colégio. Regularmente o professor nos levava para essa paróquia para assistir a missa.
Foi nessa época que muitos amigos fizeram a 1ª Comunhão e eu não fiz. Não sentia vontade e até me sentia desmotivado, pois esses amigos iam obrigados e demonstravam que era um martírio ter que "perder" boa parte do domingo na igreja aprendendo os ensinamentos da religião.
No 2º grau (1997-1999) eu estudei no Colégio Marista, ou seja, outra instituição católica. Nessa época, já adolescente, não ligava nada para religião e mal lembrava que estudava em um colégio religioso. Só não dava para esquecer totalmente, pois no 3º ano o fundador da ordem Irmãos Marista foi canonizado virando São Marcelino Champagnat. O ano inteiro a escola comemorou esse feito!!
A religião só foi entrar novamente na minha vida em meados de 2006/2007 (se não me engano). Uma grande amiga do trabalho me emprestou a biografia do Chico Xavier para eu ler. Fiquei impressionado com os relatos da vida do médium, que cheguei até a ficar com certo medo das verdades que o livro me trazia.
O Espiritismo tocou bastante na minha alma que comecei a frequentar centros espíritas, chegando até a iniciar os estudos da doutrina em aulas na Comunhão Espírita de Brasília que fica na Asa Sul. Além disso, li muitos livros psicografados pelo Chico Xavier, além dos livros doutrinários da religião.
Foi a época que a religiosidade mais me tocou, entretanto, aos poucos, fui ficando novamente cético e deixando de lado os aspectos espirituais da vida.
Até que chegamos em 2021 e o meu irmão encontrou a sua religiosidade e se converteu com todo o seu espírito para a Religião Católica. Conversando com ele no último fim de semana, fiquei curioso ao perceber como os ensinamentos e dogmas dessa religião são concisos e antigos.
Ele citou o livro Todos os Caminhos Levam a Roma que conta a história real de Scott Hahn (1957-), um fervoroso pastor evangélico, que se converteu para a religião Católica. Fiquei curioso com essa história e comprei o livro e rapidamente terminei ele hoje.
Realmente é impressionante a história de conversão do casal que nasceram em berço protestante com ambas as famílias arraigadas nessa religião.
No momento não sei o que pensar sobre essa religião que me acompanhou na infância e na adolescência, mas que eu nunca dei tanta atenção.
Vou continuar lendo sobre o assunto e, quem sabe, algo toque a minha alma e a verdade me é revelada!
terça-feira, dezembro 14, 2021
Halo 2
Depois de quase 6 meses de ter terminado o Halo: Combat Evolved, hoje eu termino o 2º jogo da franquia.
Comecei quase que imediatamente quando terminei o Halo: CE, mas acabei parando perto do final. Retomei o jogo hoje e depois de uns 30min de jogo eu finalizei
Uma coisa interessante do jogo é que, a qualquer momento, é possível alternar entre o gráfico original e o remasterizado. A diferença é gigantesca!!! Os cenários foram praticamente todos refeitos com vários efeitos de luzes e com muita mais detalhes nas construções.
A história aqui começou a se aprofundar mais e o combate foi aprimorado. A dificuldade também aumentou um pouco, mas nada frustrante.
domingo, dezembro 12, 2021
Fórmula 1: Campeonato de 2021
Eu nunca fui um fã de esportes. Era daqueles que assistia a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. Vez ou outra assistia algum outro jogo de futebol e algumas partidas de Tênis para fazer companhia à minha mãe que adora esse esporte.
Digo ainda que era, pois nos últimos anos nem isso acompanhei mais. A última copa do Mundo que eu lembro de ter acompanhado foi a de 2010. Esse ano ainda foi interessante, pois resgatando um post antigo, deixei registrado que acompanhei todo o Campeonato Brasileiro de 2010 onde o Fluminense se sagrou campeão. Não me lembro disso, mas se está registrado aqui, quer dizer que eu assisti...
Desde então me desliguei total de esportes e não acompanhei mais nada!
Até que em setembro foi lançado um documentário do piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher. A única coisa que eu sabia de sua carreira é que ele foi um dos maiores pilotos da categoria e era o grande recordista de títulos. Como estava sem nada pra assistir, resolvi dar uma chance ao documentário.
Fui completamente fisgado pela história e vários preconceitos que eu tinha sobre o piloto e sobre o esporte caíram por terra! Na mesma hora mandei uma mensagem para uma amiga do trabalho falando como o documentário era legal. Amiga esta que algumas semanas antes tinha falado que assistia Fórmula 1 e na época que ela me falou isso eu até gozei da cara dela, falando que ela perdia o seu tempo assistindo um esporte tão chato!
Ela me recomendou a assistir o seriado da Netflix, Drive to Survive, que mostra as temporadas de 2018, 2019 e 2020. O formato que a Netflix narrou essas temporadas me cativou de uma maneira que nunca nenhum esporte me cativou!
Eu assisti corridas de Fórmula 1 como todo brasileiro médio do início da década de 90. Via as largadas para ver como o Senna ia largar e via a chegada para saber em que posição ele chegaria. Quando ele morreu, nunca mais tive nenhum contato com o esporte.
Após descobrir esse seriado, comecei a conversar com esse casal de amigos, pois o marido dela acompanha o esporte há anos. Comecei a ler sobre o esporte e trocar ideias sobre o atual campeonato.
Na semana que assisti o documentário teria o Grande Prêmio da Rússia que seria a 15ª corrida do campeonato que teria no total de 22 corridas. Então eu ainda teria 8 corridas para assistir de um campeonato que estava sendo disputadíssimo e que vários jornalistas já estavam chamando do maior que esse esporte já viu.
A corrida ocorreu no dia 26 de setembro e, pela primeira vez na vida, eu assisti uma corrida de Fórmula 1 do início ao fim sem desgrudar os olhos da TV e ainda sem entender todas as regras do esporte. Mas fui totalmente atraído pela disputa na pista pelo super campeão Lewis Hamilton e o desafiante Max Verstappen que estava a todo custo querendo tirar a hegemonia do inglês.
Desde esse dia assisti todas as corridas, inclusive uma delas (o GP de São Paulo) eu assisti junto com esse casal de amigos, pois queria compartilhar a emoção de assistir em grupo a corrida!
E chegamos no dia de hoje, a última corrida da temporada no GP de Abu Dhabi, onde ambos os pilotos chegam EXATAMENTE empatados em pontos!!
Não preciso nem narrar aqui como essa corrida foi, pois ela entrará para a história! Só posso dizer que eu não vi o tempo passar e praticamente não desgrudei o olho da TV, nem naquele "meio" da corrida que para alguns pode ter sido meio monótono. Quando o Max passou o Hamilton na última volta após a saída do Safety Car eu urrei gritando para minha esposa vir para a sala e ver o que estava acontecendo. Eu me vi em pé, gritando para a TV e comemorando o título de um piloto holandês de um esporte que eu nunca tinha acompanhado!
Uma emoção assim tão forte com esporte eu só tive com a conquista da Copa do Mundo de 1994, ou seja, 27 anos atrás!!
Não vejo a hora de começar o campeonato do ano que vem e acompanhar desde o início uma temporada. Pode ser que no futuro eu pare de assistir esse esporte, mas até esse dia chegar, vou aproveitar e assistir, torcer e vibrar.
Não há nenhum brasileiro correndo e nem perspectiva de ter um no curto prazo. Mas vou acompanhar um esporte simplesmente para ver o mais puro espírito competitivo em ação. Espírito esse que é inerente ao ser humano!