domingo, fevereiro 14, 2016

50 Anos a Mil: Lobão


Após terminar de ler o excelente O Rigor e a Misericórdia no mês passado, nada mais natural do que ler a 1ª obra literária do músico que é sua autobiografia.

Como jã tinha dito anteriormente, nunca fui muito fã do artista, mas sempre gostei das suas músicas mais populares. Nada melhor do que conhecer profundamente o artista para que possamos apreciá-lo da forma devida.

Li o livro de quase 600 páginas em duas semanas e sempre intercalando com a audição dos seus discos assim que avançava na história. Isso propiciou que eu entendesse por completo cada fase que o artista passou e entender o processo de composição de várias canções.

Após a leitura do livro, podemos afirmar sem medo de errar que Lobão foi sim um caso de injustiça e de perseguição pela mídia tradicional. Ele lutou pelas suas ideia em um momento que a democracia brasileira estava ressurgindo e por isso boa parte da sociedade não o entendeu e preferiu jogá-lo ao ostracismo e tentar acabar com a sua iniciante carreira.

Lobão foi um guerreiro que lutou pelo seus ideais e por sua música, nunca pedindo tratamento diferenciado, mas que ao menos fosse tratado como os demais. Isso permitiu que ele chegasse em pleno século XXI como praticamente o único artista relevante da sua geração e um dos poucos que ainda fazem rock de qualidade no País!

Nenhum comentário: