sexta-feira, janeiro 29, 2016

Lobão: O Rigor e a Misericórdia


Estava navegando pelo Whiplash, quando me deparo com a resenha do novo lançamento do Lobão. Nunca fui um fã do artista, mas sempre o admirei por lutar contra o sistema (desde o seu lançamento em carreira independente) e não ficar em cima do muro em seu posicionamento político. Logicamente que há sempre gostei de algumas músicas dele, principalmente da fase, digamos "clássica".

Como o a resenha falou muito bem do álbum, decidi escutá-lo e a porrada foi forte! Músicas pesadas com um instrumental que me agradou bastante, além de algumas músicas acústicas que deu um tom bem diversificado ao álbum, mesmo que ele demonstre uma linha mestra a seguir que é a situação atual da política nacional.

A única coisa que me desagradou um pouco é o jeito dele cantar que às vezes sinto que foge da métrica da melodia. Entretanto, nada que desabone o trabalho e creio que é mais uma questão estética que não agrada tanto meus ouvidos, mas a parte instrumental e a intensidade como ele canta é o que conta!

Fui pesquisar um pouco sobre quando que o álbum tinha sido lançado e me deparo com a notícia que ele publicou um livro também que narra o processo de composição do álbum que ele fez inteiramente sozinho! Fiquei super curioso em saber a história por trás dessa epopeia.

O livro é excelente e expõe com detalhes o processo de composição das músicas e as motivações que o levou a escrever as letras. Muito interessante saber como funciona o seu processo de composição atual e como ele veio evoluindo como músico.

Ao final fiquei com vontade de ler os outros dois livros anteriores dele o que devo fazer em breve, já que a sua biografia eu dei para minha mãe de presente há alguns anos atrás e o outro encontra fácil por ai.

Nenhum comentário: