Nossa!!! O ano de 2010 foi trágico para a minha cultura!!
Tirando os poucos livros de direito da faculdade, não li nenhum livro no ano de 2010! Acho que desde que eu entrei na mnha primeira faculdade (lá em 2000) eu não tinha deixado de ler pelo menos um livro de romance, ficção ou qualquer outro estilo.
Mas nesse mês de julho, depois de um cansativo 7º semestre da faculdade de Direito, senti uma vontade de ler alguma coisa que não fosse ligado ao Direito ou ao meu trabalho. E, exatamente numa viagem à trabalho na última semana de junho, passeando pela livraria do aeroporto de Brasília eu encontro em um local de destaque um livro de capa amarela bem chamativa com um título mais chamativo ainda: SAGA BRASILEIRA.
Quando vi que a autora era a jornalista Miriam Leitão, que eu admiro e respeito muito, comecei a dar uma folheada ali mesmo em pé na livraria e não titubiei: comprei na hora!
O livro seria uma ótima oportunidade de voltar à ativa na leitura, pois o assunto era por demais interessante, contando a saga do povo brasileiro para conquistar a tão sonhada estabilização econômica com diversos planos que deram errado até chegar o Plano Real que foi a salvação do nosso País.
O livro narra os detalhes do Plano Cruzado no início do Governo Sarney até a crise financeira mundial que os EUA iniciaram em 2008. Como a jornalista foi testemunha ocular de todo esse período, ela narra com maestria tudo que ocorreu nesse período, os acertos e erros dos Governos, e como a população teve que se virar no mar de tanta incerteza com sonhos e famílias sendo destruídos a cada alteração brusca da economia que os governantes faziam sem planejamento.
Para quem, igual a mim, viveu a infância e a adolescência nesse período o livro é de extrema importância para sabermos o que nossos pais viveram, além de aprendermos com os erros passados para que não repitamos esses mesmos erros cometidos por nossos políticos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário