sábado, maio 21, 2011

Brasília: Como Foi o Seu Surgimento

20110521001329324538e

A partir de hoje o Correio Braziliense começa a publicar como que aconteceu o surgimento do Plano Piloto, porém de uma maneira pouco convencional: mostrando todos os ângulos da construção da nossa capital, passando pela história, pela engenharia, a arquitetua e as pessoas que protagonizaram tudo iso.
Hoje na 1ª reportagem foram publicadas algumas imagens e duas me chamaram a atenção:

Fazendas DF

Essa mostra as fazendas que formavam o quadrilátero que seria o DF. Vejam que muitas das fazendas emprestaram os seus nomes para as nossas atuais cidades-satélites. Interessante também é verificar que o Plano Piloto estaria situado na fazenda Bananal. O ponto 1 no mapa sinaliza o povoado de Brazlândia (que pertencia a Luziânia) e o ponto 2 mostra a cidade de Planaltina que foi cedida para o DF. Por esse motivo que o município teve que construir uma nova cidade que é veio a se chamar Planaltina de Goiás, a nossa charmosa “Brasilinha”.

Municipios DF

A outra imagem mostra os pedaços que os municípios de Goiás tiveram que ceder para formar o DF. Mostra também a demarcacação de uma estada real que passava ao norte do DF desde o século XVIII servindo para transporte de ouro e gado.

Essa séria será publicada dois sábados por mês até o dia 21 de abril de 2012.

PS: A primeira imagem é uma fotografia do local onde seria implantado o Plano Piloto. Uma pena que não ficou registrado que local seria esse onde passa esse belo riacho!

Nenhum comentário: