quinta-feira, julho 30, 2009

Renato Russo: O Filho da Revolução

Adoro biografias! Ainda mais quando é de alguém que eu já admiro, eu não perco a oportunidade de conhecer mais sobre a pessoa.

Acabou de ser lançado mais uma biografia do líder da Legião Urbana: Renato Russo O Filho da Revolução.

Terminei de ler ontem e o trabalho do jornalista Carlos Marcelo está impecável. Com várias fotografias antigas, o livro narra como o Renato Manfredini Jr., filho de funcionário público e mãe dona de casa, se transformou no Renato Russo, líder da maior banda de rock brasileira e guia da juventude dos anos 80 (mesmo ele detestando esse rótulo).

O interessante do livro é a narrativa detalhada desde os seus tempos de infância nos EUA, passando pela sua chegada e amadurecimento em Brasília até a conquista do Brasil com a sua banda. Tudo isso tendo o pano de fundo os anos finais da ditadura e como ela influenciou o meio que o Renato viveu.

Para quem mora em Brasília, o livro torna-se ainda mais especial, pois mais da metade dele se passa na cidade. É muito legal ler as histórias que aconteceu com o Renato e sua turma e saber que muitas delas aconteceram ao meu lado, quando eu tinha 5, 6 ou 7 anos.

Altamente recomendado a todos os fãs da banda e mesmo para os que não são, para conhecer como os anos da ditadura concebeu, Quase Sem Querer, um ídolo da juventude brasileira que dificilmente teremos novamente!!

Nenhum comentário: