sábado, setembro 08, 2007

Explicação do subtítulo

Pra deixar claro que vou abordar de tudo um pouco aqui, vai do subtítulo do blog.
Mas o que diabos seria essa tal de Xanthomonas???

Bem, eu sou Engenheiro Agrônomo, e uma das matérias que temos no curso é a Fitopatologia, que estuda as doenças das plantas. Essa é uma das matérias mais difíceis do curso e foi uma luta pra aprender esse trem!!!
Uma das áreas que eu mais gostei da Agronomia foi a Fruticultura (obviamente que não preciso explicar o que é né...rsrs) e uma das doenças que eu mais me interessei e nunca mais esqueci foi a tal da Xanthomonas campestris pv. citri, que é uma bactéria que causa o cancro cítrico nos Citros (laranja, limão e tangerina) e sempre constituiu séria ameaça para a citricultura brasileira, mas graças à adoção de medidas de exclusão e erradicação, tem-se conseguido manter a doença sob relativo controle nas principais regiões produtoras nacionais.

Aqui os sintomas do cancro no fruto e na folha.



As setas indicando a bactéria dentro da célula de uma planta


E Cybertron???
Quando eu era criança, uma das minhas paixões era uma linha de brinquedos que tb veio acompanhada de um desenho animado: TRANSFORMERS!!!
Cybertron é o planeta de onde esses seres vieram.
Eu sempre andava com um Transformers no meu bolso pra qualquer lugar que eu ia. Eu tinha vários, mas sabe como é criança, não guardei os meus brinquedos e se perderam ao longo dos anos.
Como todos devem ter visto esse ano foi a estréia do filme Transformers com atores reais, filme esperado a anos pelos fãs.
Confesso que quando eu fui ver o filme, uma nostalgia bateu em mim e toda aquela paixão de criança que eu sentia pelos meus brinquedos voltou à tona depois de mais de 15 anos adormecida!!!!

Transformers da 1ª Geração: uma das mais adoradas pelos fãs


Cena do filme Transformers: com a célebre frase - Autobots, Roll Out!!!!!


Então, portanto, pela Xanthomonas ser uma das únicas doenças que eu ainda lembro de cabeça e por representar bem o que nós Agrônomos estudamos e por Cybertron ser o planeta natal dos Transformers, deu pra sentir o que será visto por aqui no futuro!! ;)

Nenhum comentário: