sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Crise na Agricultura??? Sim!! (mas nem tudo está perdido...)

Chegou o mês de fevereiro e já passamos mais da metade da Safra Agrícola 2006/2007 (que compreende de 1º de julho de 2006 a 30 de junho de 2007) e as expectativas para um bom ano agrícola começam a se concretizar.

Safra passada (2005/2006) o Brasil passou por uma das piores crises agrícolas que o setor já enfrentou desde a estabilização da economia. Problemas de preços baixos no mercado nacional e internacional; custos de produção cada vez mais elevados; aumento do preço do petróleo com conseqüência direta no setor de fertilizantes; logística de escoamento estrangulada e, além disso, o clima não ajudou o nosso produtor, trazendo chuvas além do esperado para alagar várias regiões do País e secas severas acabando com muitas lavouras. Isso tudo fez com que produtores de todo o País não conseguissem honrar os seus compromissos com os bancos e empresas privadas que são os financiadores de suas atividades.

Como toda crise agrícola, nós tivemos que assistir um patético “Pacote de Ajuda” que o Governo Federal divulgou para ajudar o setor que estava novamente sendo vítima dos mesmos problemas que sempre assolaram o Meio Rural.

O pacote além de ter tido demora em sua publicação, gerando desconforto em todos os setores do Agronegócio; foi publicado com vários erros que ao longo do ano de 2006 foram sendo corrigidos, na medida do possível, pelo Governo (mais demora Senhores Governantes...).

Medidas paliativas como essas que o Governo insiste em adotar, trazem sérios problemas para os agricultores, pois os mesmos cada vez mais vêm perdendo capacidade de adquirir novos financiamentos, seja por estarem altamente endividados ou por não possuírem mais ativos para oferecerem em garantia.

Mesmo com todos esses problemas, o setor sempre acreditou em si mesmo e essa safra é mais uma prova de que os agricultores desse País são dignos de parabéns, pois além deles estarem pegando mais crédito do que foi emprestado na safra passada, um levantamento feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) constatou que nessa safra quebraremos recorde na produção de grãos!!!

Isso mesmo!!! Para essa safra a produção brasileira de grãos será de 126,5 milhões de toneladas, um crescimento de 2,7% sobre a safra 2002/2003, tido até então como a maior safra colhida no País. E se compararmos com a safra anterior, o crescimento foi de 4,7%! E isso tudo com uma área cultivada de 45,5 milhões de ha, com redução de 3,8% em comparação com o ciclo passado.

Devemos a isso mais às boas condições climáticas que vê favorecendo o plantio de várias culturas e a coragem dos agricultores, do que o plano de renegociação das dívidas, que o Governo adora alarmar na imprensa.

Espero que na contabilização final dessa safra, o Governo olhe com mais atenção para o que é e sempre foi considerada a principal força propulsora de nossa ECONOMIA e que ele faça o seu papel de Estado na reformulação de políticas importantes que o setor há tempos vem reivindicando.

Nenhum comentário: